Estudantes da rede celebram mais uma edição do Concurso Ler Bem

imagem de Guilherme Vila Nova
Finalistas foram homenageados na manhã desta sexta-feira (20); este ano, concurso contou com a participação de mais de 70 escolas. Foto: Mônica Oliveira

A Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (EFER), no bairro da Madalena, foi palco da etapa final municipal do Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). A celebração do concurso, que tem o objetivo de incentivar a leitura, aconteceu na manhã desta sexta-feira (20) com a participação de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, com idade entre oito e dez anos de idade, de sete escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. 

Para a etapa final municipal do concurso, os estudantes leram textos diversos e mostraram tudo o que vivenciaram ao longo do certame, arrancando lágrimas e aplausos do público presente, formado por gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos, professores de anos iniciais, equipe técnica da Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais e familiares. “Esta celebração é apenas uma homenagem aos nossos pequenos estudantes. O mais importante do Concurso Ler Bem é o estímulo da leitura que ele proporciona ao estudante, favorecendo uma prática contínua. A gente fica muito feliz pela oportunidade de acompanhar a evolução destes estudantes, não apenas os que estão aqui hoje, mas os da rede como um todo. Que eles leiam cada vez mais e aproveitem muito o mundo das palavras”, ressaltou a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Juliana Guedes. 

Em uma etapa final inédita, dois dos sete estudantes tiveram destaques iguais e participaram de um pequeno desempate para a comissão avaliadora. O grande vencedor foi o estudante do 4º C da Escola Municipal Poeta Bandeira da Cruz, localizada no bairro do Ibura, Erick Raymond Luiz Cândido. “Estou muito feliz e orgulhoso pelo meu trabalho. Este prêmio eu dedico ao meu irmão que está no hospital, mas está bem, graças a Deus. Também estou muito emocionado por ter vencido, não esperava, e ainda ganhei o que eu mais queria, uma bicicleta”, disse o estudante. Erick vai representar a cidade do Recife na etapa estadual do Concurso Ler Bem. 

Para Ana Cristina Avellar, gerente de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais da Secretaria de Educação do Recife, o maior objetivo do Ler Bem é a participação do estudante. “Isso é o que a gente vem trabalhando junto com as unidades, é o incentivo para essa questão da leitura e da escrita. Este ano, contamos com mais de 70 escolas. Hoje, estamos aqui apenas com os sete que mais se destacaram, mas o legal disso tudo é o envolvimento de toda a escola. E o diferencial deste ano é que o livro indicado pela ASPA para o concurso está na plataforma de livros Árvore. Então, além de incentivar o livro físico, tem todo o incentivo para estarmos juntos à plataforma. A Árvore, inclusive, é uma plataforma que usamos fortemente na nossa rede”. A literatura utilizada nesta edição está no setor lendas e mitos do 4º ano da Árvore de Livros. O livro é o “Lendas Brasileiras” da autora Carmen Dolores. 

Além de Erick Raymond, participaram do Concurso Ler Bem 2022 os estudantes Leonardo Feliciano (EM Draomiro Chaves Aguiar); Maria Alive Neris da Silva (EM Engenheiro Edinaldo Miranda de Oliveira); Sarah Vitória Pereira de Almeida (EM Casa dos Ferroviários); Silvia Patrícia Dionízio do Nascimento (EM General San Martin); Sofia Vitória Lima de Oliveira (EM da Iputinga); e Viviane Maria da Mota Soares (EM Lutadores do Bem). 

Vale lembrar que o Recife participa do Concurso Ler Bem desde 2016. Naquele ano, o grande destaque foi a estudante Larissa Silva, do 4º ano da Escola Municipal Alto da Bela Vista, localizada no bairro do Totó. “Ela brilhou e encantou a comissão avaliadora com a alta performance de leitura”, contou Ana Cristina.