I Encontro Municipal de Audiovisual na Educação exibe filmes produzidos por estudantes e professores

imagem de flavia
Foto: Paola da Silva/ DETEC

A Secretaria de Educação do Recife, por meio do setor de Cinema e Mídia, está promovendo o I Encontro Municipal de Audiovisual na Educação (EmCine), que começou nesta quarta-feira (29), no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José e segue até o dia 30, no Teatro de Santa Isabel. A ideia do encontro é valorizar, divulgar e expor as experiências e os trabalhos audiovisuais realizados por estudantes e professores da rede municipal de ensino do Recife

Com um quiz (jogo de perguntas) sobre cinema, comandado por Kylson Estellfran, coordenador do setor de cinema, os estudantes testaram seus conhecimentos sobre filmes e séries. Em seguida, a abertura do evento foi realizada por Alexandre Rebêlo, secretário de Educação; Francisco Luiz dos Santos, diretor executivo de tecnologia na Educação, Leonardo Magalhães, assessoria Jurídica e Sandra Bertine, produtora cultural e diretora do Cine PE.

“O Recife é referência na produção audiovisual. Temos muitos filmes produzidos por recifenses que são sucesso nacional e internacional. Este evento gera cultura e saberes e incentiva os estudantes a produzirem filmes”, avaliou Alexandre Rebêlo.

Com atividades simultâneas, a manhã do encontro contou com uma oficina de animação, exposição fotográfica virtual, uma batalha de hip hop com temas discutidos atualmente, desafio de HQ (história em quadrinhos) e o início da III Mostra 7Cine, com a exibição de 50 filmes produzidos por estudantes e professores.

Esther Cangussu, de 12 anos, estudante da Escola Municipal em Tempo Integral Pedro Augusto, (EMTI) produziu o curta-metragem “Somos Mulheres”, que está participando da Mostra. “O meu curta apresentado hoje aborda a violência contra mulher, que foi o tema da nossa feira de ciências da escola. Então a gente propôs fazer um tema envolvendo poemas e rimas para mostrar para as pessoas que as mulheres não são objetos, não são peças frágeis”, explicou.

Wellington Mariano, também estudante da EMTI Pedro Augusto, de 14 anos, falou da experiência com a professora Suzana Vital na técnica do Stickman, um programa de animação que se destaca pela facilidade e simplicidade nos processos.
“O meu curta-metragem é de ação e aventura. É uma experiência legal, você estar lá fazendo a diferença mostrando ao pessoal seu estilo de viver. É muito legal.” Ao todo, são 175 curtas inscritos na mostra.

Para um público de 15 professores, a oficina de animação, dirigida pela professora Kássia Cylene, professora de Tecnologia na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC) móvel 4, desenvolveu atividades em treinamento de animação em pivot, técnica de animação com bonecos palito. A técnica estimula as crianças na prática de leitura, escrita e a interação com a tecnologia.

Os estudantes do grupo V da Escola Municipal Emídio Dantas Barreto foram ao evento conferir a exposição fotográfica que contou com produção deles. Segundo o professor Plínio Maciel, o trabalho intitulado “Hora Papel, Hora Bola”, instigou a criatividade dos alunos. “A gente criou uma bola a partir de sucata. Com jornal, sacola plástica e fita de empacotar conseguimos ótimos resultados, que geraram material para a exposição”, contou.

A programação do EmCine segue na próxima quinta-feira (30), no Teatro Santa Isabel com palestras e exibição de filmes. A programação está disponível no site http://emcine.educ.rec.br/

Foto: Paola da Silva/ DETEC