Prefeitura inicia obras de ampliação de seis creches no Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa, inserida na programação da Semana do Bebê, vai gerar cerca de 800 novas vagas na rede municipal em um investimento de R$ 7 milhões. Foto: Paulo Melo/PCR

Nesta quarta-feira (31), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, iniciou as obras de ampliação de seis creches na cidade. A ação faz parte do Programa Infância na Creche e está na programação oficial da Semana do Bebê do Recife 2023, reforçando o olhar especial que a gestão municipal tem com a Primeira Infância e presenteando a cidade com um pacote de obras que irá impactar positivamente na oferta de vagas para a Educação Infantil na capital pernambucana. Com a expectativa de gerar cerca de 800 novas vagas em creches na Rede Municipal de Ensino do Recife, as ampliações destas unidades irão receber investimentos na ordem de R$ 7 milhões.

O anúncio do pacote de obras e a assinatura da ordem de serviço foi feito na Creche Municipal do Bongi, com a presença do prefeito João Campos e do secretário de Educação, Fred Amancio. A estrutura da unidade ganhará mais 4 salas, além de biblioteca e bateria de novos banheiros, incluindo os acessíveis. Além dela, serão ampliadas também as creches municipais do Jordão Baixo (Jordão Baixo); Alcides Restelli Tedesco (Madalena); a Recife do Ibura (Ibura); a Celeste Vidal (Guabiraba); e Sítio do Cardoso (Torre).

“A prefeitura utilizava R$ 25 milhões por ano na infraestrutura da educação. Hoje, temos 112 obras acontecendo simultaneamente na área de educação e investimos R$ 167 milhões por ano. As obras que estão acontecendo não são por acaso e apesar de toda fé que eu tenho em Deus, não é só pela graça dele, tem muita gente trabalhando para tudo isso acontecer e é o que eu sempre disse, falar da educação é fácil, difícil é investir R$ 167 milhões para garantir que todas as escolas carentes de recursos sejam requalificadas e que toda criança da nossa cidade esteja dentro de uma sala de aula. Esse é o nosso objetivo”, ressaltou o prefeito durante o anúncio.

Estas obras de ampliação fazem parte do Programa Infância na Creche, que tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife, ampliando a oferta de vagas. O compromisso assumido pela gestão municipal com o programa é criar novas sete mil vagas em creches até 2024, dobrando a oferta na cidade. O Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife - em torno de R$ 150 milhões - envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP). Até o momento já foram criadas mais de cinco mil novas vagas de creche e pré-escola.

“A Semana do Bebê é um dos eventos mais importantes do calendário anual da Prefeitura do Recife. Então, a gente fica muito contente pela oportunidade de anunciar nesta semana, mais um grande pacote de obras em creches com foco na ampliação de vagas. A gente sempre reforça que a educação e a primeira infância são duas das grandes prioridades do nosso prefeito João Campos, pois a atual gestão tem esse olhar todo especial para esta etapa de ensino e, sem dúvidas alguma, este anúncio é mais um presente para a educação do Recife. Com estas ampliações vamos poder ofertar mais vagas, acolher mais crianças e entregar para a comunidade escolar unidades de ensino creches com uma melhor infraestrutura. As creches são importantes espaços que contribuem para o desenvolvimento infantil, além de garantir a segurança alimentar de muitas crianças”, afirmou Fred Amancio.

Marília Mendonça, representante dos pais dos alunos da Creche Municipal do Bongi, agradeceu pelos investimentos nas creches da região. “É muito importante quando um gestor não apenas fala sobre a educação. Mas o mais importante é quando a gente faz a educação acontecer na vida das pessoas. E é isso que o prefeito João Campos está fazendo. Além de pensar na educação das crianças, o prefeito também pensa nas mulheres, que muitas vezes não podem trabalhar, não podem dar continuidade ao seu futuro, porque não tem onde deixar seus filhos. Essas ampliações e construções são de extrema importância”, disse ela.