A Primeira Infância em primeiro lugar é o eixo central da Semana do Bebê 2023

imagem de Guilherme Vila Nova
Promovida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Unicef, ação começa neste domingo (28) no Parque Dona Lindu, com Banda Mini Rock, do Trio Bruninho e do Tapete Voador. No total, estão programadas mais de 530 atividades

Não é novidade para ninguém que a primeira infância é uma das maiores prioridades da atual gestão da capital pernambucana. Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Prefeitura do Recife promove, a partir deste domingo (28), a Semana do Bebê 2023. A primeira infância em primeiro lugar é o tema central desta nona edição da ação. Para dar o pontapé inicial às atividades da Semana, uma grande festa será realizada no Parque Dona Lindu, localizado no bairro de Boa Viagem, a partir das 15h, onde a criançada será animada pelos shows da Banda Mini Rock, do Trio Bruninho, do Tapete Voador e do mágico Rodrigo Lima.

A Semana do Bebê é uma grande estratégia de mobilização social que tem como objetivo principal fortalecer as políticas públicas da cidade do Recife referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança. Tudo isso no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos. Até o próximo sábado, 3 de junho, diversas Secretarias estarão promovendo de forma conjunta por toda a cidade mais de 530 atividades. É importante ressaltar que todas as ações são gratuitas.

“A primeira infância é a fase mais importante para uma criança. É nesta faixa etária, de 0 aos 6 anos de idade, que acontece todo o desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças. Trabalhar o tema ‘A primeira infância em primeiro lugar’ na edição deste ano só reforça a prioridade que tem sido dada à pauta pelo prefeito João Campos. Recife é uma cidade que cuida da primeira infância, e esse cuidado vai desde a gestão até os princípios mais importantes, como vagas em creche, acompanhamento e estímulo para desenvolvimento infantil, vacinação e espaços urbanos”, pontua a secretária executiva da Primeira Infância, Luciana Lima.

A programação é pensada especialmente para as crianças e todo esse esforço é o que norteia a Semana do Bebê, que foi instituída pela Lei nº 18.252/2016 e surge como uma oportunidade de resgatar o afeto e os elos familiares e sociais, como estimuladores do desenvolvimento infantil. “A gente fica muito contente por poder realizar a Semana do Bebê e dar uma visibilidade ainda maior ao tema da primeira infância, uma pauta que tem sido prioridade de muitos gestores públicos. São várias Secretarias envolvidas e toda essa mobilização, que conta também com um apoio muito grande da sociedade, é muito importante para que a gente consiga fortalecer cada vez mais as nossas políticas públicas, que são muito necessárias e urgentes”, diz Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

A abertura da Semana do Bebê 2023 acontece neste domingo (28), a partir das 15h, no Parque Dona Lindu. “Neste dia, além de abrirmos oficialmente as atividades da Semana do Bebê, também comemoramos o Dia Internacional do Brincar. Então, as pessoas podem esperar uma programação ainda mais especial”, diz Luciana. O lúdico vai tomar conta de toda a área externa do Parque, que, além dos shows no palco principal do Teatro Luiz Mendonça, contará com brinquedos infláveis, oficinas com o Espaço Novo Quintal e Casa das Asas e o Momento Literário, espaço totalmente voltado para a literatura infantil. Este espaço, inclusive, contará com sessão de autógrafos de alguns escritores infantis.

A programação da abertura contará ainda com uma área totalmente focada na vacinação infantil. A ação realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife ofertará vacinas da covid 19 e da gripe para crianças a partir dos seis meses de vida. Os laboratórios itinerantes de formação da primeira infância - os caminhões entregues à cidade na Semana do Bebê do ano passado - também estarão presentes dando visibilidade às atividades que são realizadas dentro de uma sala lúdica e andarilha.

Entre os destaques da programação está a roda de diálogo “A importância do brincar no desenvolvimento infantil no Mãe Coruja Recife”, na Creche Casinha Azul, no bairro da Iputinga. Promovida pela Secretaria de Saúde do município, a ideia da ação, que acontece na segunda-feira (29), às 9h, é estimular os pais ou cuidadores a interagirem mais e melhor com a criança no momento das brincadeiras físicas. Ainda neste dia, às 14h, na Casa Zero, no bairro do Recife Antigo, acontece a exibição do documentário “Tarja Branca - a revolução que faltava”. A película assinada por Cacau Rhoden mostra brincadeiras infantis que fazem parte da formação social, intelectual e afetiva da criança. Tarja Branca é um manifesto à importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge na infância e que o sistema o impede de ser abandonado na fase adulta. Também às 14h, o vereador Eriberto Rafael, comanda reunião pública na Câmara de Vereadores do Recife.

Nas primeiras horas da terça-feira (30), às 7h da manhã, a Secretaria de Segurança Cidadã promove, no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, uma aula de natação infantil, com foco na coordenação motora e na respiração da criança. Às 8h, na Creche Escola Alcides Restelli Tedesco, na Madalena, a Secretaria de Educação, por meio da Executiva da Primeira Infância, realiza, sob o comando da escritora e contadora de histórias, Mari Bigio, diversas atividades lúdicas com contação de histórias misturando rimas e cordéis. As ações da terça seguem com a Secretaria de Inovação Urbana promovendo, na Ilha de Joana Bezerra, uma atividade lúdica de encantamento e aproximação das crianças com a natureza através da TiNis, uma metodologia que fortalece o vínculo entre infância e natureza, incentivando o cultivo de plantas dentro de casa.

“Caminhos da infância: conhecimento, ações e trasnformação”, palestra ministrada pela especialista em parentalidade positiva, Lua Barros, é outro destaque da terça (30). A ação promovida pela Secretaria de Educação, por meio da Executiva da Primeira Infância, acontece no Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha de Joana Bezerra, a partir das 13h30. Na ocasião, será apresentado o segundo Relatório de Ações do Plano Municipal da Primeira Infância.

Na quarta-feira (31), a Secretaria da Mulher realiza a palestra “Cuidados e prevenção a acidentes domésticos com bebês”. A ação acontece no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, a partir das 9h. No turno da tarde, às 13h40, o gabinete da vice-prefeita, em parceria com a ONG Angu das Artes, promove uma oficina sobre reaproveitamento integral de alimentos, que terá como base principal o biscoito. Em seguida, às 14h, o Recentro leva crianças para uma visita guiada aos museus Cais do Sertão e Paço do Frevo, ambos localizados no bairro do Recife Antigo.

Uma das principais atividades da quinta-feira (1º) é a inauguração do primeiro Centro de Referência da Primeira Infância do Recife - CRIAR, um espaço voltado para o desenvolvimento da criança, garantindo um ambiente rico em oportunidades lúdicas e interativas. A estrutura do CRIAR, que fica na Avenida Caxangá, em um espaço contíguo ao Compaz, conta com bebeteca com espaços para leitura e contação de histórias infantis; área de estudos; espaços multimídia e multissensorial para o desenvolvimento do lúdico e de atividades que estimulam os sistemas motor e cognitivos; espaço de psicomotricidade relacional; espaços verdes ou molhados para a realização de brincadeiras ao ar livre. Além disso, o Centro de Referência da Primeira Infância tem espaços destinados à formação de profissionais que atuam com a Primeira Infância do Recife, contemplando temas importantes para os bebês e crianças, como por exemplo, educação, assistência, direitos e saúde. “É um projeto inovador, um centro que vai integrar as atividades de todas as creches da região, criando um novo espaço de integração também com a comunidade”, ressalta Luciana.

A agenda do CRIAR contemplará também a inauguração do 20º espaço do Programa Mãe Coruja Recife - localizado dentro do Centro de Referência - ampliando o atendimento para 47 bairros da capital pernambucana, alcançando a marca de 50% de cobertura de atendimento. O Mãe Coruja Recife é um programa de primeira infância e transversal de atenção à mulher durante a gestação, parto e puerpério e à criança, do nascimento aos seis anos de idade. É mais uma estratégia da gestão para reduzir a morbimortalidade materna e infantil na cidade do Recife, não sendo substituído às ações de atenção básica à saúde. Além do CRIAR, os espaços do Mãe Coruja estão localizados em Unidades de Saúde da Família (USFs); Policlínicas; e nos COMPAZ, a depender do bairro. Eles atuam com três modalidades de atendimento: individual, rodas de gestantes/rodas de desenvolvimento infantil e atividades coletivas intersetoriais realizadas, também, por parceiros externos.

A agenda da quinta conta também com as oficinas “Prevenção a acidentes domésticos e primeiros socorros” e “Rede de Apoio”, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, na Upinha do Ibura, às 14h.

Na sexta-feira (2), a Secretaria de Educação, por meio da Executiva da Primeira Infância, em parceria com o Unicef, movimenta a “Oficina PIA - Primeira Infância Antirracista”. O encontro, que consiste numa campanha de comunicação que oferece materiais informativos e indutores de práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas, além de suas famílias, será realizado no auditório Padre Antônio Vieira, localizado no bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), às 8h.

Também na sexta (2), às 9h, no Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha de Joana Bezerra, o Procon Recife movimenta a oficina “Consumo consciente na infância”. A ação será dividida em três momentos: exibição do curta de animação “Tá limpo”, que aborda a coletiva seletiva e reciclagem de resíduos sólidos; roda de conversa após o filme; e atividade prática para aprofundar os conhecimentos adquiridos através de um mini mercado, onde as crianças irão fazer compras de produtos que contém selo de reciclagem, produtos orgânicos e promover a coletiva seletiva.

Assim como na abertura, a Prefeitura do Recife, em parceria com Lulu Araújo e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) preparou uma grande festa de encerramento. Ao lado do Festival da Criança, a Semana do Bebê 2023 terá como palco principal a Concha Acústica da Universidade com uma programação de muitas atividades e shows infantis para as crianças e suas famílias. A programação do encerramento terá também uma área destinada à vacinação infantil - Covid 19 e gripe - realizada em parceria com a Secretaria de Saúde. 

A programação completa da Semana do Bebê 2023 está disponível no perfil oficial da Primeira Infância do Recife no Instagram (@primeirainfancia.recife).

VACINAÇÃO INFANTIL - Além do mutirão de vacinação contra Covid 19 e a gripe, a 9ª Semana do Bebê é uma ótima oportunidade para atualizar a carteira de vacinação das crianças menores de 5 anos, especialmente as menores de 1 ano de idade. Em parceria com a Totoy, o Unicef está promovendo a campanha “Vacina sim! Vacina agora!” com o objetivo de conscientizar as famílias sobre a importância da vacinação. No Brasil, 1,6 milhão de crianças não receberam nenhuma dose da vacina DTP, que previne contra difteria, tétano e coqueluche, entre 2019 e 2021. É o que revela o relatório Situação Mundial da Infância 2023: Para cada criança, vacinação, do UNICEF. Número semelhante de crianças não recebeu nem a primeira dose da vacina contra a pólio.

A campanha conta com um filme exclusivo do personagem José Comilão, lançado nos canais digitais do UNICEF e da Totoy. No filme, José Comilão vai descer da sua montanha com uma missão muito especial. Corajoso, ele enfrenta muitos desafios até chegar à cidade e revelar seu grande propósito: incentivar a vacinação infantil. O personagem também aproveita para atualizar a própria caderneta de vacinas, levando a conscientização a milhões de famílias.

Semana do Bebê 2023 - Programação completa!