Seminário Caminhos da Infância discute Educação Parental e seu impacto nas relações familiares

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro promovido pela Secretaria de Educação do Recife, por meio da Executiva da Primeira Infância, é uma das ações da IX Semana do Bebê; na ocasião, foi apresentado o relatório de ações do Plano Decenal para a Primeira Infância. Foto: Paulo Melo/PCR

Quando o assunto é educação, talvez, o primeiro pensamento se volte à educação e criação das crianças. Porém, essa educação, a qual chamamos de parental, embora ainda seja pouco discutida, vem ganhando cada vez mais espaço em todas as áreas. É a educação parental que norteia as relações entre pais e filhos dentro de uma sociedade. Este foi o tema central do “Caminhos da Infância: conhecimento, ações e transformação", seminário promovido pela Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, nesta terça-feira (30), no auditório do Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha de Joana Bezerra. 

O encontro faz parte da programação oficial da Semana do Bebê 2023, evento promovido pela Prefeitura do Recife e que tem como foco principal o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a primeira infância. Ao todo, serão mais de 530 atividades realizadas na cidade simultaneamente até o próximo sábado, 3 de junho. 

O seminário “Caminhos da Infância: conhecimento, ações e transformação" tem o objetivo de fomentar conhecimento acerca de algumas temáticas da primeira infância, bem como dar destaque a todas as ações que a gestão municipal têm realizado no recorte de crianças de 0 aos 6 anos de idade. “Todo esse trabalho é realizado de forma intersetorial, envolvendo todas as secretarias municipais”, pontua Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância. Na ocasião, foi apresentado também o relatório de ações do Plano Decenal para a Primeira Infância, documento que compila todas as atividades desenvolvidas em 2022. “Este relatório é uma publicação presente para a cidade do Recife, pois, além de reunir todas as ações e avanços direcionados à esta etapa de vida, traz também dados complementares, registros fotográficos e documentos oficiais que permeiam e validam estas ações. É o verdadeiro ‘brincacidade’”, completa Luciana. 

Para discutir a temática da Educação Parental, a Secretaria de Educação do Recife convidou a educadora parental, Lua Barros, recifense, crescida no quintal do Instituto Capibaribe, de onde vêm os primeiros sinais da educação para a liberdade, construção humana e igualdade. A palestra magna de Lua Barros será conduzida a partir dos prismas da Educação Parental, seus impactos nas relações familiares e sua possibilidade de impacto social e transformação nas relações. Um dos destaques da palestra é o diálogo que foca no entendimento dos pais de que as crianças são indivíduos e que essa relação deve ser uma via de mão dupla quando se fala em respeito mútuo. 

"A gente precisa cuidar e garantir que o diálogo não se perca no meio do caminho. Esse compromisso com a Primeira Infância é um pacto com a sociedade. As crianças precisam desse olhar especial, a gente quer que elas cresçam e floresçam", disse Lua Barros.

No decorrer da sua fala, Lua também destacou a importância de se fazer uma Semana do Bebê. "O Unicef convida os municípios para colocar a temática no centro da discussão. É algo meio 'ei, vamos olhar para isso aqui'. E porque é tão difícil convidar as pessoas a olharem para as crianças? Eu fico com a sensação de que as pessoas ainda pensam em família no âmbito do privado. As pessoas ainda estão ali no ditado popular 'quem pariu Mateus que embale', ou seja, o filho é meu, eu sei cuidar e eu faço do meu jeito. Mas eu gosto mais de outro ditato, dessa vez de um povo muito mais sabido que a gente, o povo de África, que convida a gente a pensar no coletivo, que é 'é preciso uma aldeia para criar uma criança'", destacou.

Fotos: Paulo Melo/PCR