Robô humanoide é usado como ferramenta para comunicação de estudantes com autismo

12 de abril de 2019

Foto: Ihonara Melo/DETEC
 

Os 761 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Rede Municipal de Ensino do Recife poderão utilizar a robótica para melhorar o desenvolvimento. No último dia 5, os professores da rede receberam capacitação para usar o robô humanoide (NAO) como ferramenta pedagógica para o ensino de programação, matemática, português, entre outras disciplinas, além de contribuir no processo de socialização. O evento foi na Escola Municipal de Santo Amaro e marcou a semana do Abril Azul.

Por meio da tecnologia do NAO, os professores podem trabalhar as diversas fases da criança com o TEA, como a sensorial, a perceptiva e a interativa. Na sensorial, o robô realiza a gravação de movimentos, expressões e áudios, por exemplo. Durante a etapa seguinte, o NAO pode ser programado de acordo com a característica de cada criança, desde dificuldades em verbalizar, a interagir, entre outros. Já na fase interativa, O robô e o aluno podem se comunicar, expressando sentimentos e reações um ao outro por meio de movimentos, falas e poses.

“Os estudantes terão acesso a versão Geração 6 do robô humanoide NAO, primeiro exemplar da América Latina. O novo NAO tem as engrenagens mais resistentes feitas com metal. Os estudantes e professores contarão com os robôs para fazer programações de comportamento, de linguagem e interação com pessoas, inclusive que tenham algum tipo de comprometimento. Com ele vai ser possível por exemplo, trabalhar a questão de direita e esquerda, andar em linha reta, desenvolver o foco”, afirmou Francisco Luiz dos Santos, diretor executivo de Tecnologia na Educação da Secretaria de Educação do Recife.

Ao todo, 100 professores regulares e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) foram capacitados. Atualmente, 3.900 estudantes com necessidades especiais são inclusos nas salas regulares, junto com os demais estudantes da rede municipal. A partir do grupo 4, os estudantes com deficiência também passam a desenvolver trabalhos direcionados, no contraturno da aula da turma regular.

 

Prefeitura do Recife promove palestra sobre autismo

4 de abril de 2019

Foto: Daniel Tavares/PCR
 

Para lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado na última terça-feira, 2 de abril, estudantes do 1º ao 5º ano e do programa Se Liga, da Escola Municipal Engenho do Meio participaram da palestra sobre o tema. A ação teve como objetivo conscientizar pais e alunos sobre a data e reuniu mais de 300 estudantes. Na ocasião também foi o lançamento da Agenda Escolar Inclusiva, material escolar voltado para alunos com necessidades especiais.

Com o tema “Aprendendo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, apresentado pela psicóloga Rayza Marques, a palestra procurou desmistificar os preconceitos acerca do autismo e levar mais informação sobre as características do transtorno. Ao longo da palestra os próprios alunos leram algumas características que envolvem o universo do TEA como dificuldade de interação social, dificuldade de comunicação, e forma literal de agir. A psicóloga Rayza aproveitou também para desmistificar alguns mitos. “O autismo não é uma doença, é um transtorno e também é falso dizer que o autista não tem afetividade e que não gosta de pessoas”, afirmou.

“A sociedade ainda é preconceituosa em relação ao TEA, e esta é uma oportunidade de informar as crianças a respeito das várias características que envolvem esse mundo tão especial. O ambiente escolar é onde elas vão estar mais expostas às diferenças, então este trabalho realizado hoje é muito importante para aproximar ainda mais os estudantes”, afirmou Rayza.

Para a gestora da Escola Engenho do Meio Bianca Simonette, a ação é mais um momento para trabalhar a inclusão na escola, que hoje atende 33 estudantes com TEA, que é considerada referência em educação inclusiva, com mais de 700 alunos nos três turnos, sendo que 140 deles da Educação Especial. “Sempre tivemos a preocupação de trabalhar na escola sobre os vários temas que englobam os alunos com necessidades especiais, mas com essa abordagem, voltado para todos os alunos é a primeira vez. Temos a consciência de que quanto mais informação chegar aos nossos estudantes, mas barreiras vão ser quebradas“, destacou.

No evento também foi feito o lançamento da Agenda Escolar Inclusiva, que vai fazer parte do material escolar dos alunos com necessidades especiais. A agenda foi produzida com a função de estreitar a comunicação entre escola, pais e alunos. Na agenda vai ser possível marcar, por exemplo, falar o perfil do aluno como comportamento, se realizou as atividades ou comeu.

Para Angélica Maria, mãe de Yuri Cauê, aluno do 3º ano e com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a agenda vai ser muito útil. “O material é muito bem vindo porque vamos ter um acompanhamento mais de perto de como foi o dia dele em sala de aula, porque às vezes eles não verbalizam. Podemos dizer se eles estão mais agitado, porque não fez a tarefa de casa, então a comunicação vai ser muito melhor tanto para a escola, quanto para os pais”, comemorou Angélica.

 
 

Educação Inclusiva do Recife recebe reforço com novos equipamentos e profissionais

18 de fevereiro de 2019

Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR
 

Mais cidadania e dignidade para os alunos com deficiência da rede municipal do Recife. Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito Geraldo Julio reforçou as políticas de inclusão com entrega de veículos, softwares e teclados para alunos com deficiência que têm grandes comprometimentos na locomoção, comunicação e interação social. No ato, realizado no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, que reuniu pais e alunos, foram entregues sete novos micro-ônibus adaptados para o Transporte Escolar Inclusivo (TEI), 150 teclados inclusivos TiX e 5 mil licenças do software Livox, que vão otimizar a dinâmica de estudo e aprendizagem, além de facilitar os deslocamentos dos jovens. O gestor municipal anunciou também a nomeação de 40 novos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), que auxiliam os alunos em sala de aula.

"Pouco mais de 200 alunos tinham acesso ao Transporte Escolar Inclusivo. Agora vamos a 334 que vão poder ir à escola tranquilamente, com segurança, com ar condicionado, bem acomodados, levando a educação inclusiva no Recife, que já é referência nacional com 3.900 alunos hoje, a um futuro melhor. Tivemos a oportunidade também de fazer a entrega de outros itens da educação inclusiva como Teclados e as licenças do Livox. É a educação inclusiva do Recife, que já é referência, aumentando ainda mais o seu potencial", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Com a entrega dos sete novos micro-ônibus, que tiveram investimento de mais de R$ 1,6 milhão, através do Programa Caminho na Escola (PAR) , em convênio com o Governo Federal, o atendimento ampliou a frota em mais de 60%. No total, a Prefeitura passa a oferecer aos alunos com deficiência da rede municipal de educação do Recife, 25 carros adaptados, sendo 18 micro-ônibus e sete vans, que vão garantir o acesso e permanência dos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida ou Transtorno Global do Desenvolvimento às Unidades Educacionais da Rede Municipal, realizando o deslocamento no trajeto residência-escola e escola-residência.

O secretário de Educação do Recife, Bernardo D´Almeida, comentou sobre a importância da iniciativa. "Essa entrega de hoje é o resultado de um trabalho de seis anos da rede municipal. A Prefeitura do Recife está sempre avançando e isso é mais uma conquista dos alunos da rede. Sabemos da importância da educação para todos, com todas essas ferramentas e também com o transporte. Hoje também tivemos o feliz anúncio do prefeito sobre a contratação de 40 profissionais para auxiliar alunos e professores em sala de aula, ampliando este trabalho que já é realizado", afirmou.

Além dos novos ônibus, o prefeito Geraldo Julio também anunciou a renovação de 5 mil licenças do software Livox para serem instalados nos tablets da rede utilizados pelos estudantes da Educação Inclusiva. A ferramenta, que facilita a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala, também é utilizada nas salas de recursos multifuncionais, que é onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os estudantes com deficiência.

O ato também contou com a entrega dos novos 150 teclados TiX, que proporciona uma alfabetização completamente digital e inclusiva, que teve investimento de é de R$ 977.800,00. Desde 2018 os teclados, que são para pessoas com dificuldades em relação à coordenação motora, já são utilizados nas salas de recursos multifuncionais, espaços com equipamentos pedagógicos específicos para o desenvolvimento desses estudantes.

Adréa Carneiro, Mãe do Alysson de 13 anos, com paralisia cerebral, da Rede Municipal do Recife, comentou a alegria em ver a expansão dos veiculos e as novas ferramentas. "Facilita muito nossa vida esse Transporte Inclusivo, e é algo que ele não tinha nem quando estudava em escola particular. Esse suporte que a prefeitura dá pras nossas crianças é maravilhoso, principalmente pra nós que não temos condições de fazer esse deslocamento. Além disso todos esses equipamentos e esses recursos tecnológicos que eles usam em sala de aula que ajudam o desenvolvimento dos nossos pequenos", comentou emocionada a dona de casa.

A rede municipal de educação registrou um aumento de 46,5% no número de matrículas de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nos últimos cinco anos. A quantidade passou de 2.600 alunos em 2012 para 3.900 matrículas em 2019, representando 4,3% do total da rede, formada por 90 mil estudantes.

 
 

Estudantes de salas bilíngues participam do Projeto Praia Sem Barreiras

07 de dezembro de 2018

Foto: Adrielly Licia/Detec
 

Na manhã do dia 30 de novembro, onze estudantes, entre autistas e surdos das salas regulares bilíngues, das Escolas Municipais Vila Santa Luzia e Padre Henrique participaram do Projeto Praia Sem Barreiras.

O projeto integra o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e tem por objetivo garantir o acesso ao lazer, por meio da igualdade de oportunidade entre pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e os demais recifenses. Localizado próximo ao Posto 7, na Praia de Boa Viagem, a gestão do projeto é feita pela Prefeitura do Recife em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau, que fornece infraestrutura e monitores do curso de educação física da faculdade.

Durante a ação, os estudantes brincaram de vôlei, com a supervisão e interação dos monitores do projeto e entraram na praia na “cadeira anfíbia”, que leva o deficiente ao mar e ainda flutua na água.

Para Arenilda Duque, chefe da divisão da pessoa com deficiência, fazer parte do projeto é poder contribuir para o acesso de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida a espaços públicos. “Para mim é uma grande satisfação participar. Eu sempre venho aqui seja a trabalho ou em um dia de lazer”, disse.

Luciene Evaristo, mãe de Thaynara de 13 anos, estudante da E.M. Vila Santa Luzia ficou muito feliz com a oportunidade. “Eu achei muito interessante esse projeto. É um momento muito legal não só para eles, mas também para outras pessoas que nunca puderam vir à praia”, ressaltou Luciene. 

 
 

Prefeitura do Recife reforça Educação Especial com teclados inclusivos

02 de abril de 2018

 

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
 
 

No dia 26 de março, o Recife deu mais um passo para a educação inclusiva na rede municipal. O prefeito Geraldo Julio realizou a entrega de 45 Teclados TiX para escolas com Salas de Recursos Multifuncionais, que atendem estudantes com deficiências restritivas de movimentos. A aquisição das ferramentas tecnológicas contou com investimentos da ordem de R$ 450 mil, e irá beneficiar estudantes com mobilidade reduzida, como nos casos de alunos com paralisia cerebral, que estão matriculados na rede municipal de ensino.

“Esse é mais um passo importante na educação inclusiva. Nós temos mais de três mil alunos deficientes na nossa rede. Começamos com o transporte para essas crianças e jovens, com ônibus adaptados, temos programas importantes como o software Livox, que facilita a comunicação desses alunos, os agentes da educação especial que foram contratados, as Salas de Recursos Multifuncionais, que dão apoio para essa educação inclusiva, e agora os teclados TiX, que incluem pessoas que têm dificuldade de comunicação e movimentação”, detalhou o prefeito Geraldo Julio.

As ferramentas, chamadas de teclados TiX, são voltadas para pessoas com dificuldades em relação à coordenação motora fina e funciona como um painel assistivo para computadores e como teclado-mouse, permitindo digitação de qualquer letra, número, símbolo ou comando de um teclado convencional utilizando apenas nove botões. A partir de teclas sensíveis ao toque, como também respondendo a acionamentos mais bruscos, o teclado pode ser acionado com os pés e possui alternativa de uso através de acionadores externos.

De acordo com o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, a partir desta iniciativa o Recife se fortalece ainda mais na educação inclusiva. “Esse é mais um investimento que a Prefeitura do Recife faz na educação Inclusiva. Esse teclado permite o acesso a todo o mundo que existe hoje dentro de um computador. A criança com deficiência muitas vezes não consegue acessar o teclado normal de um computador, então não consegue operar um mouse ou digitar as letras, então o teclado permite que ela faça isso, permitindo que ele acesse todo o ambiente educativo do computador, podendo usar muitas vezes até os pés e os olhos”, detalhou o secretário, que registrou ainda que nos últimos cinco anos houve um aumento de cerca de 30% no número de matrículas na educação especial.

A novidade chegará em 45 escolas da rede municipal de ensino do Recife, e poderá ser utilizada por estudantes com autismo, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), deficiências intelectuais e Síndrome de Down. Para atender a esses estudantes, 312 profissionais da Secretaria de Educação receberam formação para trabalhar com a tecnologia, incluindo professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), multiplicadores, profissionais da equipe da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação e membros da Divisão de Educação Especial.

Para Ana Lucia Cabral, mãe da aluna Amanda, de 10 anos, a tecnologia só vai melhorar o desempenho educacional das crianças. “Estou muito feliz, não só eu, como diversas mães. Isso significa uma evolução do desenvolvimento lúdico, terapêutico e de aprendizado, tudo em um único equipamento. Isso motiva os alunos a se desenvolverem mais, e anima os pais, que vão poder ver resultados. Estamos vibrando por poder ver nossos filhos poder ter acesso a tudo isso, é uma alegria indescritível”, comentou, emocionada, a pedagoga.

 

Professores do AEE recebem formação para uso de teclado assistivo

1 de março de 2018

 

Foto: Rauni Muniz/DETEC
 
 

A Secretaria de Educação do Recife promove  curso de formação do Teclado TiX  para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e equipe técnica pedagógica da DEE. Os encontros começaram no dia 19 de fevereiro e seguem até o dia 2 de março, no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC).

A formação tem como objetivo ampliar os conhecimentos quanto ao uso do painel de tecnologia assistiva acessível, o TiX, instrumentalizar os professores para que eles possam atuar junto aos estudantes, além de garantir acesso a educação, por meio de recursos digitais, para os estudantes que têm alguma deficiência. A previsão é que até o final do curso, mais de 500 professores estejam aptos a manusear o equipamento.

O teclado funciona como mouse e teclado para uso de pessoas com restrições físicas e motoras. Fundamentado numa plataforma pedagógica para o auxílio nas salas da aula do AEE, o teclado também usa de intervenções psicopedagógicas capazes de fazer intervenções em casos de daltonismo, dislalia, dislexia, discalculia, disgrafia. Além disso, faz interferências psicopedagógicas nos cinco tipos de memória: Memória de longa, curta, do campo semântico, a memória episódica e memória de trabalho.

Com a aquisição de 45 teclados, a Secretaria de Educação vai beneficiar, aproximadamente, 160 estudantes no âmbito da neuroaprendizagem, no trabalho com a retenção, foco, assimilação e atuar com os “TEAS” Transtorno do Espectro Autista.

A professora do AEE da Escola Municipal Educador Paulo Freire, Helena Maria Marques comemora a oportunidade de ter mais um recurso para trabalhar com seus cinco alunos autistas, ajudando as crianças no desenvolvimento das atividades. “Na escola temos cinco autistas com dificuldades até de se comunicar. É com esses alunos que eu pretendo trabalhar com este novo recurso. É sem dúvida uma ótima oportunidade para as crianças, principalmente para as que têm paralisia cerebral, ajudando ainda mais na educação delas”.

 

Prefeitura do Recife se engaja em campanha para garantir educação inclusiva

29 de janeiro de 2018

 

Foto: Arquivo DEE

 

Nos últimos cinco anos, a rede municipal de ensino do Recife registrou um aumento de 27,5% no número de matrículas de estudantes com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com um salto de 2.661 deles registrados em 2012 contra 3.392 matriculados em 2017. A partir de janeiro de 2018, a Secretaria de Educação do Recife se une à Secretaria de Educação do Estado e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para alertar a sociedade para o tema através da campanha ‘Escola Inclusiva é Legal’, na qual a principal mensagem é fazer a população conhecer que a prática de cobrança de taxas extras para alunos da educação inclusiva é ilegal.

Para sensibilizar a população para o tema, as entidades irão promover a afixação de cartazes em escolas, além de promover debates e entrevistas sobre o assunto junto aos meios de comunicação, nos quais serão esclarecidas as garantias legais dos estudantes público-alvo da educação inclusiva como o fato de que escolas públicas e privadas não podem negar matrícula a estudantes com deficiência ou cobrar taxas extras para oferta de serviços educacionais aos estudantes público-alvo da educação inclusiva. O descumprimento da Legislação configura crime passível de punição com reclusão de 1 a 4 anos.

Confira dados da Educação Inclusiva no Recife

Entre os anos de 2012 e 2017, a rede municipal do Recife detectou um aumento de 27,5% de matriculas de alunos com deficiência, autismo e altas habilidades/superdotação.

E2012: 2.661 estudantes

2017: 3.392 estudantes (Total de alunos da rede – representam 3,7% do total da rede, formada por 90.166 estudantes)

Professores – a rede conta com 224 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), docentes com pós graduação em Educação Especial. Destes, 34 fazem itinerância.

Salas de recursos multifuncionais

Os alunos contam ainda com 120 salas de recursos multifuncionais, que são espaços com equipamentos pedagógicos específicos para o desenvolvimento desses estudantes.

Apoio de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar – Desde 2015, o Recife também é uma das únicas três capitais do país que contam com Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), servidores que se dedicam a estudantes que possuem um maior grau de dependência. Em 2015, a Secretaria de Educação do Recife realizou concurso público para contratação de 500 AADEEs (validade até o fim da validade do concurso. Até agora, 208 deles já foram nomeados), transformando Recife em uma das únicas três capitais brasileiras a dispor deste tipo de profissional.

Tablets – Em 2016, 500 tablets foram entregues para uso exclusivo dos estudantes da Educação Especial. Os equipamentos vêm com o software Livox, que facilita a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala. Foram distribuídos 260 equipamentos para estudantes da rede que poderão levar os tablets para casa, para que o equipamento facilite a comunicação deles com os familiares, professores e demais alunos, e outros 240 tablets com Livox foram entregues para as escolas que têm salas de recursos multifuncionais, que é onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os estudantes com deficiência, no contraturno das aulas a que eles assistem nas turmas regulares, com os demais estudantes.

Comunicação Facilitada para autistas

A Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram oficinas de Comunicação Facilitada voltada para 20 professores do ensino especial e para 20 alunos autistas. Hoje há 406 estudantes autistas na rede, que têm aula nas salas regulares, junto com os demais alunos. No contraturno, desenvolvem trabalhos direcionados com 198 professores do AEE nas salas de recursos multifuncionais

Transporte escolar inclusivo

A Prefeitura do Recife disponibiliza de serviço de vans e microônibus para reforçar o Transporte Escolar Inclusivo (TEI) oferecido aos alunos com deficiência que têm grandes comprometimentos na locomoção, comunicação e interação social.

Salas Regulares Bilíngues

A Secretaria de Educação do Recife tem salas bilíngues para os alunos surdos matriculados na rede municipal de Ensino. Atualmente, 69 estudantes estão matriculados em 19 turmas distribuídas em oito escolas que funcionam como polos. Lá, eles aprendem Libras como primeiro idioma, ampliando o uso social da linguagem de sinais, e português como segunda língua, para contemplar o ensino na modalidade escrita em todas as áreas de conhecimento. Dessa maneira, os alunos têm a linguagem de sinais adicionada aos componentes curriculares, conforme recomenda o Plano Nacional de Educação. Quem não sabe se comunicar em Libras também aprende a língua nas salas bilíngues. Com essa iniciativa, o Recife agora faz parte das cidades brasileiras que possuem escolas públicas bilíngues. Atualmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Campina Grande adotam esta iniciativa.

 

 

Professores do AEE participam de abertura de curso de aperfeiçoamento

4 de janeiro de 2018

 

Foto: Arquivo DEE

 

A Secretaria de Educação do Recife, por meio da Divisão de Educação Especial promoveu no dia 20 de dezembro a abertura do curso de aperfeiçoamento em atendimento educacional especializado, na Escola de Formação de Educadores do Recife professor Paulo Freire – EFER. Para a apresentação do projeto do curso, o evento contou com a presença de Rogério Morais, Diretor Executivo de Gestão Pedagógica; Gil Pilé, Gerente de Política e Formação Pedagógica e Shirley Moura, Chefe da Divisão de Educação Especial.

Os 195 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), receberam as instruções das diretrizes quanto à apresentação do formato, da duração, do conteúdo, da metodologia e cronograma do curso que será semipresencial e irá oportunizar atualização e enriquecimento acerca dos principais temas norteadores para prática de intervenções significativas e otimizadoras, junto à comunidade escolar, principalmente, os estudantes que são atendidos pelo AEE nas unidades educacionais da Rede Municipal numa perspectiva inclusiva.

Convidada como palestrante, a Professora Maria do Carmo de Oliveira abordou sobre a importância do aperfeiçoamento para a prática do AEE.

Num momento de confraternização os professores trocaram as principais experiências vividas no ano de 2017 e relataram quais as perspectivas do resultado que virá com o curso de aperfeiçoamento quando aplicarem todo o conteúdo aprendido, nas suas salas de aula.

 

 

Prefeitura do Recife lança Certificação para Escolas Inclusivas

14 de dezembro de 2017

 

Foto: Arquivo DEE

 

Nos últimos cinco anos, a rede municipal de ensino do Recife registrou um aumento de 27,5% no número de matrículas de estudantes com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com um salto de 2.661 deles registrados em 2012 contra 3.392 matriculados em 2017. Para estimular e valorizar o desempenho das unidades de ensino no segmento, a Prefeitura do Recife, lançou, no dia 7 de dezembro, a Certificação Escola Inclusiva em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, referência nacional em educação inclusiva. O evento aconteceu durante a manhã na Escola de Formação de Educadores do Recife Paulo Freire, na Madalena.

A Certificação Escola Inclusiva tem por objetivo identificar e reconhecer unidades educacionais da Rede Municipal do Recife que realizem um trabalho efetivamente inclusivo, sobretudo no atendimento dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A partir de janeiro, com apoio do Instituto Rodrigo Mendes, a Secretaria de Educação vai iniciar o diagnóstico de cada unidade de ensino do município, levantar suas necessidades e assim, através de monitoramento e qualificação do corpo técnico, tornar a rede ainda mais qualificada e inclusiva. Atualmente o a Secretaria de Educação do Recife conta com 309 unidades e o próprio Rodrigo Mendes veio à capital recifense para palestrar hoje para gestores das unidades educacionais, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), gerentes e chefias de divisões.

Para Alexandre Rebêlo, secretário de Educação, a ação é uma pauta prioritária. “Tivemos um aumento de quase 30% de estudantes na educação inclusiva e nosso desafio envolve não só o acolhimento aos estudantes, mas do nosso entendimento sobre que cidade desejamos para o futuro. A educação inclusiva também é extremante importante para o que ela traz para os demais estudantes da escola”, pontuou, ao exemplificar uma visita que realizou a uma unidade de ensino no Ibura: ao acompanhar uma atividade da leitura de uma professora para crianças da educação infantil, percebeu que todo o grupo, subitamente, começou a cantar e bater palmas. De pronto a professora esclareceu que um coleguinha da turma era autista e que, ao notar que a criança ficava um pouco mais agitada, seus companheirinhos de classe já entoavam a canção que sabiam que o acalmava.

Rodrigo Mendes, por sua vez, ressaltou para os presentes que a escola deve ser um espaço que acolhe todos, mas que persegue altas expectativas para cada um. “Deve ser um local que iguala as oportunidades e diferencia estratégias”, pontuou. A iniciativa é mais um passo dado pela Prefeitura do Recife para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos, como a garantia do direito a educação básica com qualidade, a universalização do ensino obrigatório e a ampliação das oportunidades educacionais, entre outros.

Atualmente, 3.392 estudantes deste grupo são inclusos nas salas regulares, junto com os demais estudantes da rede municipal. A partir do grupo 4, estes estudantes com deficiência também passam a desenvolver, no contraturno da aula na turma regular, trabalhos direcionados com 224 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que são os docentes com pós-graduação em Educação Especial. A rede também conta com o apoio de 208 Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), servidores que se dedicam a estudantes com maior grau de dependência.

 

 

Estudantes da rede municipal participam da ação "Brincando também se inclui"

30 de outubro de 2017

 

Foto: Arquivo DEE

 

A Gerência Geral da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Recife, em parceria com a Divisão de Educação Especial, participou, no dia 20 de outubro, do Projeto Praia Sem Barreiras Arena Boa Viagem na ação “Brincando Também se inclui”.

A equipe da Divisão de Educação Especial/ DEE organizou um grupo de 25 estudantes com deficiência (síndrome de Down, Autistas, com dificuldade de locomoção e usuários de cadeira de rodas) de seis escolas municipais do Recife, que são usuários do Transporte Escolar Inclusivo/TEI para vivenciar este dia diferente.

Para a atividade, foram utilizados sete veículos adaptados do TEI: quatro micro- ônibus e três vans para atender tanto aos estudantes como aos seus familiares, garantindo assim, um traslado seguro e confortável.

A alegria das crianças e de seus familiares nas atividades desenvolvidas era contagiante. Eles participaram das atividades de dança, capoeira, escovação e doação de escovas de dente e pasta, banho de piscina e de mar, utilizando a cadeira flutuante.

O Prefeito Geraldo Júlio e algumas autoridades dentre elas, a secretária executiva de espostes, Yane Marques, prestigiaram esta ação recreativa alusiva ao dia das crianças.

O evento foi de suma importância como ferramenta de inclusão social das crianças com deficiência, dando- lhes a oportunidade de vivenciar uma manhã prazerosa e descontraída. A ação alcançou resultados satisfatórios, pois contou com a parceria dos gestores escolares, Professores do Atendimento Educacional Especializado, Agente De Apoio Ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), estagiários, cuidadores, motoristas e as famílias dos estudantes.

 

Rede municipal de ensino se prepara para receber crianças com microcefalia

23 de outubro de 2017

 

Foto:Cortesia

 

No próximo ano, a rede de ensino do recife começa a acolher as crianças com Microcefalia relacionadas ao surto do Zika Vírus que aconteceu em 2015. No total, serão 74 crianças recebidas nas salas de escolas e creches-escolas e, na última semana, os profissionais já começaram a passar por uma qualificação específica em relação ao tema, através de uma iniciativa da Divisão de Educação Especial.

A ação aconteceu na última quinta (21), através de uma palestra e um debate promovidos na Escola de Formação do Recife Professor Paulo Freire, que foram ministrados para os 233 profissionais do corpo docente do Atendimento Educacional Especializado. No turno da manhã, a médica Fátima Vasco discorreu sobre os achados da ressonância magnética nos bebês com Síndrome Congênita Zika Vírus. À tarde, a palestrante Daniela Rorato discorreu sobre inclusão e a sociedade civil.

Para a chefe da Divisão de Educação Especial, Shirley Moura, a formação é essencial para enfrentar os desafios no futuro. “É importante formar nossos professores das Salas de Recursos Multifuncionais, que eles possam ter todo o apoio necessário em sala de aula para receber estas crianças com Microcefalia e poder ofertar uma educação com qualidade social”, defende. Atualmente, há quatro crianças com microcefalia matriculadas na rede.

Uma das novidades para o ano letivo de 2018 é o Kit Multissensorial que passará a ser utilizado na rede. Cedidos pela Secretaria de Saúde do Recife, o kit possui 10 objetos, todos destinados a estimular funções visuais, auditivas, motoras, táteis e cognitivas das crianças com microcefalia. “Tudo é muito novo no Brasil sobre a Microcefalia em si, mas a Secretaria de Educação em Recife já se antecipa para formar os profissionais, ampliando a rede de inclusão na capital”, pontuou Shirley.