Aluna da rede municipal do Recife é finalista de concurso estadual de leitura

Larissa Guedes, da Escola Municipal Alto da Bela Vista, no Totó, classificou-se para a final do 6º Concurso Estadual Ler Bem. Foto: Inaldo Lins/PCR

A estudante Larissa Guedes, de 9 anos, da Escola Municipal Alto da Bela Vista, no Totó, vai ser a representante da rede de ensino do Recife na final do 6º Concurso Estadual Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). A escolha dela e de mais dois semifinalistas das redes municipais de Rio Formoso e Paulista, aconteceu na tarde desta sexta-feira (5), no auditório do Hotel Canarius, na praia de Gaibu, Cabo de Santo Agostinho. No total, 15 alunos de 15 cidades pernambucanas vão participar do evento de encerramento, que está previsto para o dia 6 de outubro, no Hotel Campestre, em Camaragibe. O concurso contou a participação de escolas municipais de 88 cidades pernambucanas.

A semifinal desta sexta-feira reuniu 18 meninos e meninas, entre oito e dez anos, de 18 municípios, incluindo o Recife, região metropolitana e interior do Estado. Todos tiveram direito a um Tablet de presente, além de kit de produtos dos patrocinadores da ASPA. Larissa Guedes, Hanna Nyquerden (Rio Formoso) e João Gabriel (Paulista) também levaram para casa um exemplar do livro "O que eu posso fazer?", da escritora paulista Tânia Alexandre Martinelli. Trechos da obra foram sorteados entre os alunos para serem lidos e julgados durante a semifinal.

Com voz suave, mas segura, além de uso correto das pontuações, Larissa deu show de leitura, que acabou conquistando a todos. Questionada sobre os motivos de seu sucesso, a menina disse que, antes de tudo, é necessário gostar de ler e aprender. "Acho que o segredo de uma boa leitura é concentração, atenção redobrada na pronúncia das palavras e, acima de tudo, amar a leitura", ressaltou, após comemorar o resultado com os pais, amigos e professores.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica do Recife, Rogério Morais, não escondeu a satisfação pelo sucesso da pequena estudante. Segundo ele, o resultado motiva todos os que fazem a Secretaria de Educação. "A vitória de Larissa é muito importante, pois comprova que se você oferece condições, os alunos das redes públicas respondem com muita capacidade e talento", frisou Rogério.

O presidente da ASPA, José Luiz Torres, lembrou que a ideia do concurso Ler Bem é estimular o desenvolvimento do estudantes das redes municipais de ensino. "Todos os participantes estão de parabéns. Infelizmente, trata-se de um concurso e temos só 15 vagas para a final de outubro", argumentou, lembrando que os 15 alunos também terão direito a um Notebook cada, enquanto os três primeiros colocados vão ganhar ainda um final de semana em um hotel de Porto de Galinhas, em Ipojuca.