Aluna de escola do Totó vai representar a rede municipal de ensino do Recife em concurso de leitura.

Larissa Guedes, da Escola Municipal Alto da Bela Vista, foi escolhida para participar do 6º Concurso Estadual Ler Bem, promovido pela ASPA. Foto: Lu Streithorst /PCR

A estudante Larissa Guedes, de 9 anos, da Escola Municipal Alto da Bela Vista, no Totó, vai ser a representante da rede de ensino do Recife no 6º Concurso Estadual Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). A escolha aconteceu na manhã desta quarta-feira (8), no auditório da entidade, em Boa Viagem, e reuniu os seis alunos finalistas das escolas municipais representantes das seis Regiões Político Administrativas do Recife (RPAs).

O evento foi aberto pelo secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Prefeitura do Recife, Rogério Morais, que saudou os alunos, pais e educadores presentes. "Estou muito feliz, principalmente pela dimensão que esse concurso tomou na rede. Os seis alunos que estão aqui com certeza serão agentes multiplicadores para incentivar cada vez mais a prática da leitura em nossas escolas", ressaltou Morais, elogiando a ASPA pela iniciativa.

O concurso, que visa ao estímulo à leitura e produção de leitores, terá várias etapas regionais e conta com a participação de unidades municipais de 88 cidades pernambucanas, com alunos na faixa etária dos oito aos dez anos. Os 88 finalistas vão ganhar tabletes da ASPA. A próxima etapa acontece na sede da Vitarella, em Jaboatão dos Guararapes, no dia 5 de agosto.

No caso do Recife, de acordo com a técnica pedagógica Lúcia Maria Campelo, foram 54 escolas e 54 estudantes indicados pelos professores. "Os seis finalistas saíram de processos seletivos realizados durante o mês de maio. Todos os jurados de hoje e das etapas anteriores são educadores da nossa rede", ressaltou.

O teste final desta quarta-feira (8) constou da leitura de capítulos sorteados do livro "Histórias a quatro patas", do escritor Alexandre de Castro Gomes. Com voz firme, uso correto de pontuação, fluência e desenvoltura, Larissa Guedes acabou ganhando o desempate disputado com Igor Félix, da Escola Municipal Alto do Pascoal, de Água Fria.

"Estou muito feliz e espero representar bem a nossa rede de ensino nas etapas seguintes", disse Larissa, ao final da solenidade. Os seis finalistas foram premiados pela Secretaria de Educação com kit de livros e bombons, além de dois ingressos e um combo família de pipoca e refrigerante para assistir, no próximo sábado, ao filme "Alice através do espelho".