Alunos da rede de ensino do Recife participam de gincana em comemoração ao Halloween

imagem de Bella
Foto: Wesley D'Almeida/PCR

Cento e vinte alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de seis escolas municipais do Recife participaram na tarde desta terça-feira (28), no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, de uma gincana em comemoração ao Halloween. Também conhecida como Dia das Bruxas, a festa acontece no dia 31 de outubro e é mais tradicional nos países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos. A rede de ensino do Recife aproveita a popularidade da festa para incentivar o estudo da língua inglesa e, ao mesmo tempo, relacionar o evento às histórias de assombração no Recife, tradição local disseminada por obras literárias e lendas urbanas.

 

O Halloween do Recife aconteceu em dois momentos. Na etapa escolar, no início do mês, o tema foi estudado em sala de aula nas seis escolas envolvidas.  Nesta terça, durante a gincana no Compaz, os estudantes tiveram que cumprir uma série de tarefas, incluindo a apresentação de um sósia de uma personalidade dos Estados Unidos ou Inglaterra, confecção de fantasias com papel de jornal e a apresentação de um personagem de alguma  história assombrada da capital pernambucana. A banca avaliadora, formada pelas professoras da rede, Alcione Cabral e Kátia Lima, também escolheu entre as equipes das seis escolas as melhores fantasias e os melhores desenhos em quadrinhos sobre o tema. 

 

            Giovana Silva, de 14 anos, aluna da Escola Padre Henrique, montou com o colega Thálison Maciel, da mesma idade, os quadrinhos em inglês e português da lenda urbana de Branca Dias, que conta a história de uma judia enforcada pela inquisição no século passado e que até hoje atormenta as pessoas que passam às margens do Rio da Prata, no bairro de Dois Irmãos, onde escondeu seus pertences. “Gostei muito de participar dessa gincana, é uma forma de a gente se aproximar dos colegas e estudar mais a língua inglesa”, frisou. Ao final da tarde foram premiadas as equipes das escolas Padre Antônio Henrique – Derby (1º lugar), Oswaldo Lima Filho – Pina (2º lugar) e Nadir Colaço – Macaxeira (3º lugar). Completaram a lista de participação as escolas Cícero Franklin (Ibura), Dom Bosco (Jardim São Paulo) e Divino Espírito Santo (Várzea).

 

            Responsável pela organização do evento, a técnica pedagógica de Língua Inglesa, Flávia Fraga, fez uma análise positiva da gincana e disse que a o evento visa estimular o trabalho de língua inglesa entre os alunos, mas sem deixar de lado o estudo da nossa cultura.“O Recife é conhecido como a capital mais assombrada do Brasil, com histórias contadas em livros, como a obra de Gilberto Freyre Assombrações do Recife Velho, até lendas urbanas famosas, como a história da Perna Cabeluda”, ressaltou Flávia, lembrando ainda que a Secretaria de Turismo mantém, em seus passeios pela cidade, um roteiro por locais assombrados.