Alunos da rede municipal apresentam produções culturais sobre a Revolução Pernambucana

O evento realizado no Espaço Ciência faz parte do Projeto Estudante Protagonista, que este ano tem a Revolução de 1817 como tema. Foto: Daniel Tavares/PCR

Mais de 240 alunos da rede municipal de ensino do Recife apresentaram, nesta sexta-feira (12), diversos trabalhos e produções culturais sobre a Revolução de 1817, no auditório do Espaço Ciência, como parte do Projeto Estudante Protagonista. O assunto está sendo estudado nas 309 escolas, creches e creches-escolas municipais porque o tema do ano letivo de 2017 é "Duzentos Anos da Revolução Pernambucana: Recife em cena da cultura popular", que também é o foco do Projeto Estudante Protagonista deste ano.

Em abril e maio, o subtema do projeto trabalhado nas unidades de ensino foi "Liberdade, direito e dignidade na Revolução de 1817". Alunos da Educação Infantil e do Ensino fundamental produziram, com o auxílio dos professores, apresentações musicais e teatrais. No palco do auditório do Espaço Ciência, os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Creuza de Feitas Cavalcanti, localizada nos Torrões, apresentaram uma peça teatral intitulada “Recife canta, conta e dança: 200 anos de Revolução Pernambucana”. A produção contou com figurinos de rei, rainha, soldados e trabalhadores para ilustrar a história de forma leve, mas sem deixar de destacar a importância do engajamento da coletividade para evolução da sociedade.

"Fizemos questão de explicar que, apesar de sempre termos que nos unir para conseguir realizar as mudanças no meio em que vivemos, a insatisfação não precisa ser resolvida com violência", defendeu a professora Maristela Morais, da Escola Creuza de Freitas. Minutos antes de subir ao palco, a aluna Joana Clênia, 10 anos, estava ansiosa para colocar em prática o que ensaiou por tantos meses. "Gosto muito de estudar história e adorei aprender sobre a Revolução Pernambucana de um jeito divertido", contou.

Os estudantes do grupo 4 da Creche-escola Doutor Albérico Dornelas Câmara dançaram ao som da música "Leão do Norte". Dentre as crianças, estava Alice, 5 anos, filha de Éverton Carvalho. "Acho muito válida essa experiência com atividades artísticas desde cedo porque elas estimulam nos alunos talentos que, em casa, talvez não conseguíssemos incentivar. Filhos únicos têm a fama de serem egoístas, mas minha filha já possui um senso de coletividade impressionante devido à interação com os outros colegas da creche-escola, onde o trabalho pedagógico começa desde o berçário", contou satisfeito.

Também se apresentaram nesta sexta as Escolas Municipais do Engenho do Meio, Campina do Barreto, Poeta Paulo Bandeira, Professor João Batista Lippo Neto, Pedro Augusto e a Creche-Escola Ana Rosa Falcão. A condução das apresentações ficou por conta da técnica pedagógica Mônica Beltrão, que encarnou a personagem Pernambucanidade, caracterizada com as cores da bandeira do Estado. "Meu objetivo foi concretizar todos os componentes curriculares estudados em sala de aula", explicou.

Até o final deste ano, outros três subtemas serão trabalhados nas creches, escolas e creches-escolas municipais a cada bimestre. Desenvolvido de forma interdisciplinar, o Projeto Estudante Protagonista visa mobilizar os estudantes para a pesquisa, propondo e estimulando ações de protagonismo dos alunos. O diretor-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, destacou que estimular a produção de projetos educacionais é importante para a formação social e cidadã das crianças. "É preciso proporcionar para os estudantes experiências nas quais eles criem consciência do papel que exercem na sociedade. A inserção dos temas trabalhados em sala de aula em atividades artísticas promove a formação intelectual de forma lúdica, necessária para que os alunos tenham mais autonomia e se tornem cidadãos questionadores", afirmou o gestor.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Os professores da rede municipal de ensino do Recife participam, neste mês de maio, de mais uma formação que tem a Revolução Pernambucana de 1817 como tema. As palestras estão sendo ministradas pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) da Secretaria de Planejamento Urbano, em parceria com a Secretaria de Educação do Recife. A ação, que deverá atingir cerca de 750 professores, começou no último dia 03, com uma agenda que se repetirá todas quartas e quintas até o próximo dia 25, no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas.

Desde o início de fevereiro, cerca de quatro mil docentes, coordenadores e gestores da Secretaria Municipal Educação estão passando por formações sobre o movimento revolucionário. O objetivo é municiar os professores de mais informações para que trabalhem a Revolução de 1817 com os estudantes ao longo de todo este ano.