Alunos da rede municipal de ensino realizam consultas oftalmológicas e recebem óculos

Ação Diniz Social aconteceu na Fundação Altino Ventura. Foto: Daniel Tavares/PCR

Neste sábado, a rotina de descanso de 335 estudantes entre 6 e 12 anos da rede municipal de ensino foi alterada por um bom motivo: a saúde ocular. Trata-se da ação Diniz Social, uma parceria inédita da rede de Óticas Diniz com a Fundação Altino Ventura (FAV) e o Programa Saúde na Escola (PSE), das Secretarias de Educação e Saúde. Ao longo da manhã, as crianças receberam atendimento oftalmológico para verificar suas necessidades em relação a possíveis problemas de visão e recebimento de óculos.O evento aconteceu na sede da FAV, na Iputinga.

Os estudantes estão matriculados em cinco escolas da rede municipal: Diná de Oliveira (Iputinga), Darcy Ribeiro (Cordeiro), Santa Cecília (Campo Grande), Cecília Meireles (Macaxeira) e Escola Municipal do Coque. Para participarem da ação, foi realizada uma triagem prévia realizada por profissionais ligados ao PSE capacitados pela FAV, que mobilizou 14 médicos oftalmologistas para atender as crianças neste sábado.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, erros de refração como miopia e hipermetropia são responsáveis por 20% dos casos de baixo rendimento dos estudantes. Para o secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, a prevenção é o melhor caminho e a parceria é mais do que bem vinda. “ Ações como esta são muito importantes para identificarmos até doenças mais graves, como glaucoma, e nos permitem corrigir a tempo os problemas de visão, que têm impacto direto na aprendizagem de nossos estudantes”, avalia.

O primeiro estudante a ganhar um par de óculos foi Williams Adriano Barreto, de oito anos, aluno da escola Diná de Oliveira. Sua mãe, Elisângela Barbosa, foi conferir de perto a consulta e gostou bastante da iniciativa. “Eu vinha notando que ele estava com dificuldades de enxergar, seja na TV ou no celular, além da lousa na escola”, relata ela, que também revelou que Williams foi a primeira pessoa da sua família a usar óculos.