Alunos da rede municipal do Recife apresentam trabalhos em feira científica da USP

Estudantes das Escolas Municipais Dom Bosco e Octávio de Meira Lins tiveram projetos sobre bullying e tecnologia aprovados na Febrace. Imagem: Divulgação Febrace

Dois grupos de alunos da rede municipal de ensino do Recife participam, até a próxima sexta-feira (24), da 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), considerada a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Ao todo, seis alunos e três professores viajaram no último domingo (19) para participar do evento e apresentar trabalhos sobre bullying na escola e sobre a presença da tecnologia nas comunidades de baixa renda. Os projetos foram expostos na Feira de Conhecimentos da rede municipal em 2016. Na Febrace, as equipes participam da Mostra de Finalistas, onde concorrem a prêmios nas categorias Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

O chefe da Divisão de Anos Finais da Secretaria de Educação do Recife, Ivanildo Sousa, conta que a Prefeitura do Recife tem incentivado cada vez mais a realização de experiências que envolvam a pesquisa científica. "Nosso principal evento é a Feira de Conhecimentos da Secretaria, que realizamos desde 2015, com o objetivo de estimular a participação colaborativa de professores e estudantes em projetos de pesquisa inovadores e multidisciplinares. Ao longo de todo ano letivo, instigamos os alunos a perceberem o contexto no qual estão inseridos, a identificarem inquietações e buscarem soluções. Depois disso, realizamos seminários e incentivamos docentes e estudantes a se inscreverem em feiras científicas locais, regionais e nacionais", explica Ivanildo, que também é coordenador da Feira de Conhecimentos da rede municipal de ensino do Recife. "Todos esses seis alunos nunca tinham participado de um evento nacional nem tão pouco viajado de avião. É muito gratificante vê-los empolgados com a experiência", contou.

Sob orientação da professora de história Anselma Patrícia e Silva, os alunos Thaynara Kaylane Leite, 13 anos, José Marcos Vinicius Alves, 15, e Thaissa Eduarda Barbosa, 13, da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco, localizada em Jardim São Paulo, apresentam o projeto "Bullying: o que isso tem a ver comigo?". O objetivo do trabalho foi aproximar a comunidade escolar na implantação de medidas para reduzir o comportamento agressivo, intimidante e discriminatório. O projeto buscou soluções para estabelecer uma cultura de paz nas escolas.

Já os alunos Caio Gabriel Sales, 13, Daniel Paulino de Oliveira, 14, e Maisa Bezerra, 14, da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, localizada no Vasco da Gama, apresentam o projeto "A presença do meio técnico-científico nas comunidades de baixa renda do Recife: desafios e possibilidades", sob a orientação da professora de geografia Ana Paula Freire. Com esse trabalho, os estudantes identificaram a carência dos moradores do Alto Nossa Senhora de Fátima em relação aos equipamentos mais modernos e buscaram alternativas para, utilizando as novas tecnologias, contribuir com a redução dos impactos ambientais e melhoria na qualidade de vida.

PRÊMIO PROFESSOR DESTAQUE – Além de acompanhar os estudantes, a professora Ana Paula concorre ao Prêmio Professor Destaque Febrace 2017, junto com outros 15 finalistas, selecionados de um grupo de 45 inscritos. A premiação tem o objetivo de valorizar o esforço dos profissionais na orientação e acompanhamento de estudantes na realização de projetos científicos, além de proporcionar a troca de experiências entre professores de diferentes partes do País.

Não é a primeira vez que Ana Paula Feire participa da Febrace. No ano passado, os alunos que ela orientou receberam medalha pelo 4º lugar no Prêmio de Ciências Sociais e Aplicadas com um trabalho sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika.

"Estou muito feliz e orgulhosa por ter a oportunidade de trazer mais uma equipe para participar da Febrace e ter essa experiência. Concorrer a essa premiação é uma consequência do meu esforço para levar aos alunos do ensino fundamental a vivenciarem pesquisas cientificas. É gratificante quando parte deles a vontade de pesquisar. Por isso, concorrer a esse prêmio não é um mérito só meu. Se não fosse pelos alunos, eu nunca teria a oportunidade de orientá-los e torná-los protagonistas de suas próprias pesquisas", contou Ana Paula, que é professora da rede municipal do Recife há 25 anos.

PRÊMIO DE POPULARIDADE - A Febrace também conta com uma feira virtual, onde os dois trabalhos apresentados pelos estudantes das escolas municipais contam com os internautas para ganhar o prêmio do voto popular. Para votar, basta acessar os links abaixo e curtir via Facebook até a próxima sexta-feira (23):

» A presença do meio técnico-científico nas comunidades de baixa renda do Recife: desafios e possibilidades -  http://febrace.org.br/virtual/2017/HUM/139/

» Bullying, o que isso tem a ver comigo? - http://febrace.org.br/virtual/2017/SOC/219/