Alunos da Rede Municipal do Recife participam de primeira oficina on line para confecção de protetor facial

imagem de Paulo H
Durante a atividade, os alunos usaram conhecimentos de Matemática, Ciências, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas e Geografia. Foto: Cortesia

Uma das maneiras de facilitar a assimilação de conteúdo educacional por parte dos alunos são as atividades práticas. E foi com essa finalidade e a de contribuir para conscientizar a comunidade escolar sobre artefatos de prevenção à covid-19, que professoras da Escola Municipal do Recife Luís Vaz de Camões(no Ipsep) uniram saberes das disciplinas de Geografia , de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, Ciências e Matemática para realizar a primeira Oficina online de Confecção de Protetor Facial( também conhecido por Face Shield),  realizada ontem(20/08), com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental.

A Oficina foi ministrada pela professora Djanice Leonardo, que tem larga experiência em trabalhos com conscientização ambiental e reaproveitamento de material reciclado. Em parceria com as professoras Iêda Cruz (Geografia, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas), Tatiana Oliveira (Matemática) e Viviane Barbosa(Ciências), o time montou a Oficina para promover o interesse dos estudantes sobre formas práticas, tecnológicas e sustentáveis de se proteger do coronavírus, fomentando o pensamento crítico para análise de problemáticas relativos com amparo nas Ciências.

Para confeccionar a proteção facial, os estudantes usaram conhecimento de diversas disciplinas. Na Matemática, eles lançaram mão de círculo de circunferência, como usar instrumentos de medição de forma correta, bem como usar e converter, dentro de um mesmo sistema de medida, as unidades apropriadas para medir diferentes grandezas. Já na área de sustentabilidade, os estudantes foram incentivados a refletirem sobre o papel deles na sociedade como agentes de mudança para uma cultura de sustentabilidade, desenvolver ações para um mundo socialmente justo e ecologicamente sustentável e incentivar a solidariedade.

Em Geografia, puderam compreender a influência do isolamento social nas paisagens em decorrência da covid-19. Já com a disciplina de Ciências, eles puderam fazer relação da solução dos problemas ambientais com ações de consumo consciente e de sustentabilidade, interpretar as condições de saúde da comunidade com base na análise e comparação de indicadores de saúde dentro da realidade da pandemia.

De acordo com a professora de Matemática Tatiana Oliveira, conduzir os alunos em exercícios práticos, demonstrando onde pode ocorrer o emprego da matemática no cotidiano, estimula o aprendizado e a curiosidade dos estudantes. “Esse tipo de oficina permite fazer uma relação entre o conhecimento e sua aplicação. A aprendizagem passa a ser dinâmica e as pessoas têm mais consciência para que estão estudando”, disse Tatiana.   A oficina também atende as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica do país, que  recomenda desenvolver um ensino qualificado  para “conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens”, assim é indicado que os estudos  envolvam conexões  entre o conhecimento acadêmico e o mundo real.

As máscaras produzidas ficarão para uso e proteção dos alunos, que poderão repassar seu conhecimento para os familiares e vizinhos.

Fotos: Cortesia