Alunos da rede municipal do Recife promovem grande abraço pela paz

Com o objetivo de incentivar o respeito, a solidariedade e o cuidado com o próximo, o evento "Um abraço pela paz" encerrou as atividades do Projeto Estudante Protagonista do Mês . Foto: Daniel Tavares/PCR

A Praça Miguel de Cervantes, na Ilha do Leite, foi palco, nesta sexta-feira (16), do evento "Um abraço pela paz", que encerrou as atividades do Projeto Estudante Protagonista do Mês, da Secretaria de Educação do Recife. Cerca de 30 alunos das Escolas Municipais dos Coelhos e Reitor João Alfredo, além da Creche Municipal Vovô Arthur, ocuparam o coreto da praça com cantorias, brincadeiras e troca de mensagens pela paz. Com o objetivo de incentivar o respeito, a solidariedade e o cuidado com o próximo, o evento também foi realizado em Brasília Teimosa, Alto Santa Terezinha, Jordão e Ibura.  Além dos alunos e professores, o projeto envolveu técnicos pedagógicos, coordenadores e gestores das unidades de ensino.

Um pouco antes do abraço, os estudantes distribuíram mensagens e corações de pano e papel entre os frequentadores da praça. A enfermeira Nadir Meireles, de 33 anos, que trabalha em uma clínica médica nas proximidades, ficou surpresa e feliz com a presença das crianças. "Sempre que saio do meu plantão venho até aqui para relaxar um pouco. De repente vi a movimentação e me aproximei. Achei tudo muito bonito, especialmente pelo carinho demonstrado pelos professores com os alunos e pelo respeito dos estudantes aos seus mestres", elogiou.

De acordo com a professora Renata Jatobá,  gerente-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a ação foi o último dos 12 encontros do Projeto Estudante Protagonista do Mês. "Esse evento evidenciou o protagonismo estudantil, que foi o tema do ano letivo 2016. A  autonomia é fundamental na evolução da criança em relação à criatividade e ao aprendizado", argumentou. A docente revelou ainda que, em 2017, o foco no protagonismo estudantil vai continuar, desta vez tendo como pano de fundo os 200 anos de aniversário da Revolução Pernambucano de 1817 - tema do próximo ano letivo.

O estudante José Décio, de 10 anos, disse que encontros como este são importantes para aproximar e aumentar a interação entre professores e alunos. "A paz evita a violência e deixa a gente mais feliz", resumiu. Agitada em meio as coleguinhas, Ewllen Thuizi, de 9 anos, era o verdadeiro exemplo da alegria que reinou durante o evento. "Este ano aprendemos muitas coisas importantes, como respeitar mais os professores e os idosos, estudar mais e combater a violência", afirmou. O encontro foi encerrado com um grande abraço simbólico da praça e soltura de balões brancos.