Alunos da rede municipal expõem trabalhos na SBPC pela 2ª vez

imagem de flavia
A equipe recifense embarcou para Belo Horizonte no Aeroporto Internacional do Recife neta segunda-feira. Fotos: Inaldo Lins/PCR

Pela segunda vez, estudantes da rede municipal de educação do Recife viajam para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O embarque aconteceu nesta segunda-feira (17), quando nove alunos que estudam na Escola Municipal da Iputinga e da Escola Municipal de Tempo Integral Nadir Colaço vão expor trabalhos na 69º edição do evento, que acontece em Belo Horizonte. Os estudantes tiveram os melhores trabalhos expostos na 2ª Feira de Conhecimentos da Secretaria de Educação do Recife, por isso foram selecionados para representar a rede municipal no maior evento de divulgação científica da América Latina.

Com o tema “Inovação – Diversidade – Transformações”, a SBPC acontece entre os dias 16 e 22 de julho, na cidade de Belo Horizonte, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os alunos das escolas municipais apresentarão os pôsteres nesta terça-feira (18) dentro da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que congrega alunos vencedores das mostras e jornadas de todas as instituições de ensino brasileiras.

Para participar da feira científica, foram selecionados os trabalhos da EMTI Nadir Colaço: "Piano de garrafas: reutilizando para fazer ciência e música” feito por Wanderson Santos,16, Cássia de Souza, 15 e Beatriz Vitória Soares Santos; alunos do 8º ano; e “Educação socioambiental no açude de Apipucos: água que peixe não bebe” feito por Fabio da Silva, 15, Diego Lira,16, e Douglas Lira, 15, do 9º ano. Já da Escola Municipal da Iputinga, foi selecionado o trabalho “Iputinga dos habitacionais", feito por Vitor Gomes,17, e Marcelle Lima, 15, do 8º ano e Francielly Karine Lima da Silva.

Além dos nove estudantes da rede municipal, ainda fazem parte da delegação que vai de avião para Belo Horizonte, os professores orientadores Maurício Soares, Sandra Almeida, Vanderlea de Oliveira e Brindize Ferreira, junto com os técnicos pedagógicos Severino Arruda e Emir José Rodrigues.

Para o diretor executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, a prioridade na política de ensino de ciências é uma marca da gestão. “Além de investir em português e matemática, estamos formando cidadãos com métodos científicos, que saibam pesquisar, pensar e que estejam aptos a criar oportunidades para si no futuro”, enquanto cita o exemplo do estudante João Marcos Rangel que, em 2016, foi a 68ª SBPC, na Bahia, e voltou decidido a se tornar historiador, participou da 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP) e hoje também é suplente no recém-eleito e empossado Conselho Municipal da Juventude do Recife.

Estímulo à produção científica - A Secretaria de Educação do Recife estimula a produção científica nas turmas de anos finais desde 2015, quando realizou a 1º Feira de Conhecimentos Municipal. Durante o mês de agosto, feiras de conhecimentos são realizadas nas unidades de ensino, onde os alunos desenvolvem pesquisas a partir de problemáticas identificadas na própria escola ou na comunidade onde estão inseridas. Após passarem por avaliação, os melhores trabalhos são escolhidos para participarem da Feira de Conhecimentos Municipal, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no mês de outubro. Os trabalhos que se destacam nesse evento, são selecionados para representarem a capital pernambucana nas maiores feiras científicas do país.

Os três primeiros colocados na 1ª Feira de Conhecimentos da rede municipal, realizada em 2015, participaram da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2016. Já o grupo que recebeu menção honrosa teve a oportunidade de apresentar o projeto na 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), considerada a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Os estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, no Vasco da Gama, receberam medalha pelo 4º lugar no Prêmio de Ciências Sociais e Aplicadas da Febrace com um trabalho sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika

Em março deste ano, duas equipes da Escola Dom Bosco e Octávio de Meira Lins, que participaram da 2º Feira de Conhecimentos, realizada em 2016, expuseram projetos na 15ª Febrace, nas categorias Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com trabalhos sobre bullying na escola e sobre a presença da tecnologia nas comunidades de baixa renda.