Alunos da rede municipal viajam para participar de feira de Ciências da USP

imagem de Bella
Estudantes apresentarão trabalho sobre combate ao Aedes aegypti na maior feira brasileira de Ciências. Foto:Luciano Ferreira/PCR

Três alunos da rede municipal de ensino do Recife viajam, na manhã deste domingo (13), para São Paulo, onde vão participar da 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), considerada a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Sob a orientação da professora de geografia Ana Paula Freire, João Marcos Rangel, 14 anos, Arthur André Silva, 13 anos, e Ryan Henrique Martins, 15 anos, estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, vão apresentar o trabalho que fizeram sobre "O acúmulo de lixo no Alto Nossa Senhora de Fátima e a incidência de casos de dengue na comunidade". Desde o início do ano letivo, o combate ao Aedes aegypti vêm sendo debatido nas 307 escolas, creches e creches-escolas municipais

O projeto iniciado em 2015 foi escolhido para representar a rede municipal de ensino no evento da USP após ter recebido menção honrosa na Feira de Ciências realizada pela Secretaria de Educação do Recife em dezembro. O trabalho, que segue a metodologia científica, focava na eliminação dos focos  do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika. A hipótese inicial do trio relacionava o acondicionamento incorreto do lixo aos casos de dengue no Alto Nossa Senhora de Fátima, no Vasco da Gama. Durante o trabalho de campo, eles descobriram outras causas de focos do mosquito e também resolveram estudar a chikungunya, zika e a microcefalia.

João Marcos, Arthur André e Ryan Henrique repassaram tudo que aprenderam para a comunidade, num trabalho de conscientização dos moradores. Eles ainda inventaram uma música sobre o tema, gravaram um vídeo e conseguiram um carro de som para usar numa passeata pela comunidade realizada no mês passado, quando entregaram mais panfletos para os moradores do Vasco da Gama.

Ryan está ansioso para apresentar o trabalho e também para viajar de avião pela primeira vez. "Nestes últimos dias, mudamos alguns pontos do projeto e aplicamos mais questionários na comunidade. Percebemos que alguns moradores apresentaram sintomas de uma das três doenças, mas não foram ao posto de saúde. Explicamos a eles a importância do atendimento médico para que não se mediquem errado", explicou o jovem que está responsável por fazer o "diário de bordo", contando tudo que se passa no processo de pesquisa, desde o ano passado.

FEBRACE - Considerada a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade, a Febrace começa na próxima terça-feira (15) e vai até a quinta (17), na Escola Politécnica da USP (Poli-USP), em São Paulo. Nesta 14ª edição da mostra, serão apresentados 341 projetos de 752 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Os trabalhos finalistas, que abrangem diversas áreas do conhecimento, foram selecionados entre um grupo de mais de dois mil projetos.

Os trabalhos serão avaliados por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento. O público visitante também poderá eleger o projeto mais popular através do site da Febrace (www.febrace.org.br). Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total de quase 200 prêmios. Eles também concorrerão a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, nos Estados Unidos. O objetivo da Febrace é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

 

Fotos:Luciano Ferreira/PCR