Alunos da rede pública de ensino participam da Oficina Jovens Autores

Alunos da rede de ensino municipal e estadual tiveram três dias de formação sobre a arte da escrita, que fez parte da programação da Caravana do Esporte e das Artes. Foto: Rauni Muniz/Detec

Na última terça-feira (29), a Caravana do Esportes e das Artes desembarcou na Escola de Formação de Educadores do Recife (Efer) Professor Paulo Freire, na Madalena. O projeto social trouxe a Oficina Jovens Autores, que estimulou 20 estudantes entre 13 e 18 anos, do 9º ano da Escola Municipal Dom Bosco, e 20 alunos da rede estadual a trabalharem suas habilidades na escrita. O evento, que aconteceu até ontem (31), realizou uma série de atividades voltadas para estudantes e formações para professores.

Jovens Autores é uma oficina incorporada à Caravana, que foi idealizada pelo escritor e ator da Disney, Vini Campos. A ideia da oficina é estimular os estudantes a entender que a escrita é um caminho de expressão valioso. Eles procuram, através da contação de história, fazer com que os jovens se interessem pela leitura livros e entendam que os livros são fontes preciosas de conhecimento.

“Eles são os autores das próprias histórias”, disse a escritora e contadora de histórias Alexandra Pericão, que trabalhou poemas com os estudantes e os levou a criar suas próprias obras a partir do texto que ela havia mostrado em sala.  Ela ainda ressaltou que ficou impressionada com a autoestima elevada e contagiante que os recifenses têm, e isso é um material de trabalho diferenciado. “Eles são sociáveis e acolhedores”, constatou Alexandra.

Aluno da Escola Dom Bosco, Sérgio Florentino, 14 anos, conta que gostou bastante do evento. “Antes eu tinha interesse em aprimorar minha escrita, mas agora aprendi a importância dela e estou gostando de praticar”, contou. Sérgio ainda apresentou com orgulho o poema que fez, recebendo elogios da escritora Alexandra Pericão.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de responsabilidade social do canal de esportes ESPN, da DISNEY e do UNICEF, em parceria com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação, com 12 anos de atuação. No Recife, elas contam com patrocínio da Mondelēz Brasil e desenvolvem atividades gratuitas de capacitação de educadores e de atendimento direto de crianças e adolescentes, sem custos para os municípios ou para os participantes.