Alunos do ProJovem Recife participam da etapa final da Olimpíada de Matemática

Provas aconteceram em dez escolas da rede municipal de ensino, reunindo cerca de 50 estudantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Foto: Lú Streithorst/ PCR

Cerca de 50 estudantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano) participaram, na noite dessa terça (8), da etapa final da 1ª Olimpíada ProJovem de Matemática. O objetivo da Prefeitura do Recife é promover o estudo da disciplina, identificando talentos e estimulando a continuidade dos estudos. Serão dadas premiações aos três primeiros colocados e certificados de Menção Honrosa a todos os participantes da fase final.

As provas aconteceram nas dez escolas da rede municipal de ensino em que o ProJovem funciona. Na Escola Municipal Margarida Siqueira Pessoa, situada no Alto José Bonifácio, o estudante Róbson Soares da Silva fez questão de participar da olimpíada. "Gosto muito de Matemática, sempre tirei boas notas na matéria e quero testar meus conhecimentos. Gosto dos cálculos e do raciocínio rápido. Trabalho num condomínio e faço os cálculos para compra de materiais", diz.

Róbson pretende concluir o Ensino Fundamental e obter o certificado de curso profissionalizante do ProJovem em janeiro e continuar os estudos. "Meu objetivo é concluir o Ensino Médio em três anos e depois fazer faculdade. O Projovem melhorou bastante meu desempenho e ampliou minha visão", afirma. Sua colega Késia Cristina afirma que a Matemática a faz ficar mais atenta. "É bom para o dia a dia. Quero terminar o programa no começo do próximo ano e continuar na Educação de Jovens e Adultos para poder conseguir emprego", destaca.

A primeira fase da Olimpíada ProJovem de Matemática aconteceu em 14 de setembro deste ano, reunindo 500 candidatos, dos quais 50 passaram para  a segunda etapa. "O objetivo é incentivar o desenvolvimento das estratégias de solução de problemas como preparação para autonomia intelectual, interligando os conteúdos de matemática a outras áreas de conhecimento. Queremos valorizar a participação dos estudantes como forma de reconstruir suas trajetórias educativa, profissional e cidadã", explica o coordenador do ProJovem Recife, Bruno Oliveira.

PROJOVEM - O público-alvo do ProJovem Urbano são pessoas com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever mas não tenham concluído o Ensino Fundamental. O programa funciona em dez escolas municipais da Prefeitura do Recife, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inclui as áreas de Português, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia e Ciências, além de módulos de Iniciação à Qualificação Profissional e Participação Cidadã. Após os 18 meses de aulas, o aluno aprovado obtém o certificado de curso profissionalizante e também pode continuar os estudos no Ensino Médio.