Alunos do Recife se preparam para disputar mundial de robótica no Japão

imagem de flavia
Estudantes da rede finalizam preparativos para disputar Mundial de Robótica. Fotos: Carlos Augusto

É na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra, na Várzea, que oito alunos da rede municipal têm se reunido quase que diariamente em busca de um sonho: arrebatar a primeira colocação na Robocup 2017 – Campeonato Mundial de Robótica, que acontece em Nagoya, no Japão, entre 27 e 31 de julho. Nesta segunda (10), o grupo recebeu a visita do cônsul do Japão, Yasuhiro Mitsui, e do secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, que foram conferir de perto os treinamentos.

No total, os estudantes possuem idades entre 11 e 16 anos e vão embarcar na viagem internacional graças ao primeiro lugar obtido na Olimpíada Brasileira de Robótica de 2016. Para o desafio, o grupo tem enfrentado uma verdadeira maratona para encarar a modalidade Rescue Simulation, na qual o grupo constrói um pequeno veículo que vai circular em uma arena onde deverá seguir um percurso pré-estabelecido ao logo do qual terá que ultrapassar obstáculos e transpor rampas até o resgate.

Os encontros, que vem acontecendo desde abril sob a batuta direta do coordenador do Programa de Robótica na Escola, Cid Espíndola, acontecem quase diariamente  e, durante o período, o grupo vem trabalhando arduamente no desenvolvimento do design do veículo e as estratégias para vencer a prova, além de ter aulas de inglês. “Estamos fazendo as programações e já traçamos dois planos possíveis para a disputa”, antecipa Espíndola.

Os passaportes já estão em mãos, as licenças do Juizado de Menores já foram expedidas e os vistos ao Consulado Japonês já foram expedidos.  Para o cônsul Yasuhiro Mitsui, a despeito da cultura de tecnologia dos países asiáticos, a equipe possui reais chances de destaque na competição. “Tenho convicção que o time de Recife vai ganhar o primeiro lugar”, sugeriu.

O secretário Alexandre Rebêlo, por sua vez, espera que o sucesso obtido pelos alunos sirva de exemplo e inspiração para as gerações futuras. “Nós já somos bicampeões nacionais e os alunos têm obtido resultados de destaque em competições internacionais. A intenção é ampliar cada vez mais o programa Robótica na Escola para contemplar todos os estudantes da rede”, vaticina.

Rede municipal se destaca - Esta será a segunda vez que os alunos da rede municipal do Recife participam da Robocup. Ano passado, eles disputaram a competição, que foi realizada na Alemanha, e ficaram entre os dez melhores times do mundo. A equipe ficou em oitavo lugar, à frente de países como Canadá, Portugal, Itália, Áustria, Índia e Coréia do Sul. Outra experiência internacional de alunos da Prefeitura do Recife foi em 2014, quando dois estudantes representaram o Brasil na Olimpíada Mundial de Robótica (World Robot Olympiad - WRO), realizada na Rússia.

Implementado nas 309 escolas e creches municipais do Recife desde 2014, o Programa Robótica na Escola teve equipes campeãs brasileiras de robótica em 2015 e 2016, além de os estudantes da rede terem sido campeões estaduais em 2014 e 2016.