Animadores culturais do NAC participam de formação com foco no Quadrilhão da Educação

imagem de Guilherme Vila Nova
Artistas serão responsáveis por preparar os estudantes da rede municipal do Recife para evento junino que será realizado no Sítio da Trindade. Foto: Paulo Melo/PCR

Os animadores do Núcleo de Atividades Culturais do Recife (NAC) arrastaram o pé na quadra da Escola Municipal Pedro Augusto, neste sábado (14). Eles, que estão em processo de formação, finalizaram uma oficina de xaxado com o Grupo Cultural Cabras de Lampião, de Serra Talhada. Na ocasião, os artistas passaram por uma espécie de aperfeiçoamento para que, muito em breve, sejam utilizados como as principais ferramentas para preparar os estudantes da Rede Municipal do Recife para uma grande apresentação cultural.

Intitulada de ‘quadrilhão’, a apresentação artística será aberta ao público e apresentada no mês de junho, no Sítio da Trindade. A festividade contará com a participação de estudantes dos anos iniciais e finais. A iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, volta a acontecer após dois anos de suspensão, por conta da pandemia do Covid-19.

“Poder voltar esse ano juntando essa garotada para fazer arte e inclusão social é prazeroso, principalmente por se tratar de educação. Preparar o São João da Rede, esse grande quadrilhão que queremos fazer, é um processo imenso. Essa formação tem como foco multiplicar a cultura nordestina e pernambucana dentro das salas de aula, para que os nossos estudantes tenham acesso a esse meio cultural e sintam-se livres para se expressarem da melhor maneira”, contou Genivaldo Francisco, gestor do NAC.

O principal objetivo das atividades desenvolvidas pelo NAC é desenvolver conhecimento através da arte e da cultura, formar e capacitar os jovens, desenvolver o gosto e o conhecimento pela cultura popular, fazer intercâmbio entre os jovens, além de desenvolver um método de aprendizado para que seja multiplicador junto aos alunos da rede municipal do Recife.

“A educação não é feita apenas dentro da sala de aula. Esse projeto mostra o envolvimento desses alunos com a arte dentro das nossas escolas. É de grande importância que a gente possa estar dentro das unidades capacitando e transformando o dia a dia das nossas crianças”, celebrou Marcelo Alexandre, animador cultural da Escola Municipal Professor Nilo Pereira.

Edilson Leite, que faz parte da Fundação Cultural Cabras de Lampião, de Serra Talhada, foi o grande responsável pela formação desses animadores culturais. “A gente fomenta muito esse trabalho de divulgação, expansão e manutenção das nossas culturas e origens. Estar em um espaço como esse passando o nosso conhecimento é muito importante para a formação na área cultural e na área educacional”, arrematou.

Fotos: Paulo Melo/PCR