Ano Letivo do Recife inicia com homenagem a centenário de Paulo Freire

imagem de Paulo H
Para marcar as boas vindas aos professores, alunos e profissionais da educação, a Secretaria de Educação realizou evento transmitido pelo YouTube. As escolas iniciarão o ano letivo de 2021 nesta quinta-feira (4) com atividades não presenciais.

Com o tema “100 anos de Paulo Freire: o pensar na educação para além do espaço escolar”, em comemoração ao centenário do patrono da educação brasileira e oficialmente do Recife desde 2019, a Rede Municipal de Educação do Recife iniciou nesta quarta-feira (3), o Ano Letivo 2021. Para marcar as boas vindas aos professores, estudantes e profissionais da educação, a Secretaria de Educação realizou evento simbólico na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire - EFER, que contou com a presença do prefeito João Campos, da vice-prefeita Isabella de Roldão e do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, com transmissão ao vivo no canal oficial do órgão no YouTube.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, destacou que a rede tem um longo desafio pela frente e fez um agradecimento especial aos profissionais da educação. “Quero fazer um agradecimento a todos os profissionais das nossas escolas pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2020, foi um ano que todos tiveram que se reinventar. Agora teremos uma longa trajetória ao longo deste ano, com muitos desafios. O primeiro deles é o fato de ainda estarmos no contexto de pandemia, estamos iniciando o ano letivo ainda com atividades remotas para todas as nossas escolas. Um ano em que teremos que fazer um trabalho muito especial para reforçar a aprendizagem. Por isso, a importância de todos que fazem parte da comunidade escolar ter esse olhar especial para a realização do planejamento das atividades pedagógicas para este ano”, afirmou.

Sem correrias, sem abraços e beijos, sem as lágrimas de primeiro dia de aula, a Turma da Escola deu o tom da volta às aulas com muita música, poesia e cordel. Após a apresentação, a diretora do Grupo Mathema de Formação e Pesquisa e do Instituto Reúna, Kátia Smole, conversou para os participantes sobre a importância do professor nesta pandemia e seus trabalhos e atividades alinhados com as matrizes de foco e na continuidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Em sua fala, a pesquisadora reafirmou a importância da equidade no desenvolvimento do aluno, na escola.

“Falar de equidade, de igualdade. Falar de equidade diz respeito ao que você oferece para todos. Eu ofereço escola para todos. Então eu ofereço escola para todos. Os nossos estudantes precisam ter direito à educação básica, mas a equidade não é só oferecer o mesmo para todos, mas é ir ao encontro das necessidades de cada um. Todo mundo vai à escola, mas eu vou oferecer a cada um aquilo que ele precisa para avançar, mas ao final todo mundo alcança o mesmo lugar. Nós queremos que todos alcancem a educação de qualidade”, explicou Kátia.

Em seguida, Edite Marques, professora da rede municipal há 25 anos, trouxe a  reflexão “Porque ainda Paulo Freire?”. O tema deste ano, “100 anos de Paulo Freire: o pensar na educação para além do espaço escolar” se deu por consulta pública com a participação da comunidade escolar - gestores, professores e demais funcionários de educação. Foram mais de três mil votos contabilizados.

“Paulo Freire representa a nossa capacidade de recriar, de refazer, de se reinventar, principalmente neste contexto de pandemia, e mais do que nunca tem a ver com o ano letivo a questão da educação fora da escola, nos outros espaços além das salas de aula. A escola é onde ele vai ter a escolarização, o conhecimento científico, mas os outros conhecimentos que ele traz de fora, da família, da vida em si, dos outros espaços onde ele transita também são muito importantes para a construção dos saberes, tentando compreender a importância dessa relação”, pontuou a professora Edite.

As escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife iniciarão o ano letivo de 2021 nesta quinta-feira (4) com atividades não presenciais. Estas envolvem diversas ações como exibição de aulas pela internet, TV aberta, a exemplo da TV Alepe, e na Rádio Frei Caneca. As atividades não presenciais incluem ainda materiais didáticos e planos de estudos disponibilizados no site Escola do Futuro; entrega de materiais impressos; e atendimento socioemocional.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA - Ainda não há definição da data de retorno das atividades presenciais nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife, mas a Secretaria de Educação segue com o processo de preparação da rede de escolas para quando esta retomada for iniciada. Itens de segurança e prevenção como álcool em gel, máscaras, faceshields, termômetros, dispensers e totens, por exemplo, já foram adquiridos e estão sendo distribuídos para as unidades de ensino.

Além disso, todas as 319 escolas da rede estão recebendo instalações de novos lavatórios de mãos para garantir a higienização constante de todos os que circulam pelas dependências das unidades de ensino. Para esta retomada, a pasta elaborou um protocolo setorial da Educação, respeitando normas e recomendações sobre distanciamento social; medidas de proteção e prevenção; e orientações de monitoramento.

Foto: Paulo H/PCR