Assembleia Geral Ordinária da RNPI debate temas voltados para a Primeira Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Nordeste, tendo como sede a capital pernambucana. Foto: Paulo Melo/PCR

A capital pernambucana foi sede, nesta terça-feira (5), da Assembleia Geral Ordinária Híbrida da RNPI - AGO. Realizado pela primeira vez no Nordeste, o evento da Rede Nacional da Primeira Infância reuniu diversos representantes de diversos segmentos para debater e definir ações do regimento dos Grupos de Trabalho e fazer discussões a nível nacional sobre a Primeira Infância. É deste encontro, de forma deliberativa, que sairão ações para serem realizadas ao longo do ano em todos os eixos voltados para a temática. 

Estiveram presentes na mesa de debates sobre o tema a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, o secretário de Educação da cidade, Fred Amancio, ao lado de Luciana Lima, secretária executiva de Primeira Infância do Recife; Solidade Menezes, coordenadora da RNPI; representando a Frente Parlamentar da Primeira Infância da ALEPE, Simone Santana; o presidente do TCE/PE, Ranilson Ramos; representante do Comitê da Primeira Infância do TJPE, Elaine Bezerra; representante do UNCME Nacional, Manuel Messias; Marcelo Kaique Oliveira, representando a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Flávia Veras, representante do Governo de Pernambuco e, de forma virtual, a senadora Tereza Leitão, da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância.

“É uma satisfação imensa contar com essa participação e com as autoridades pernambucanas presentes. É um desafio cuidar da Primeira Infância e esse é o nosso papel. Essas ações são todas focadas e direcionadas não somente às políticas públicas, mas também à sociedade civil e ao setor privado. Precisamos apresentar programas, projetos e políticas públicas voltadas para o bem estar social dessas crianças”, discursou Solidade Menezes, coordenadora da Rede Nacional da Primeira Infância. 

Setores como Saúde, Educação Infantil, Diversidade, Cultura e Brincar, Direitos da Criança e Poder Legislativo, Homens pela Primeira Infância e Criança é Prioridade - GT foram algumas das comissões temáticas participantes e atuantes na assembleia, reforçando a importância da intersetorialidade no trabalho pela Primeira Infância. 

“A gente sempre diz que a primeira infância é uma política pública construída por várias mãos. Hoje é um exemplo disso. Juntar os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o Terceiro Setor para estar trazendo uma pauta que é relevante para o Recife e também nacionalmente é de extrema importância”, reforçou Luciana Lima, executiva da Primeira Infância do Recife, que apresentou aos presentes as boas práticas da cidade voltadas para o tema.

“É uma satisfação receber a todos aqui no Recife para esse encontro. O trabalho que vem sendo realizado pela RNPI é muito importante. São desafios para todo o país e o tema vem se fortalecendo ao longo dos anos, com a chegada de mais participantes e de um maior debate sobre o assunto, saindo apenas dos governos municipais e estaduais e se fortalecendo também no cenário nacional”, celebrou Fred Amancio. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR