Aulão com estudantes da Rede Municipal do Recife encerra Colônia de Férias Musical

imagem de Guilherme Vila Nova
Após duas semanas ensaiando e aprendendo em suas respectivas escolas, alunos se juntaram para grande aula de confraternização. Foto: Paulo Melo/PCR

Em meio ao recesso escolar, cerca de 400 estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife lotaram os espaços da Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira para o encerramento da Colônia de Férias Musical, realizada pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC), da Secretaria de Educação da cidade. A iniciativa envolveu alunos de 30 escolas que, durante duas semanas, foram até suas respectivas unidades para desenvolverem ainda mais as técnicas de música e dança aprendidas durante o ano letivo. Nesta sexta-feira (21), todos estiveram juntos para o grande encerramento da colônia. 

Da Educação Infantil aos Anos Finais, não falta empolgação na hora de tocar algum instrumento ou compor o corpo coreográfico. “Sempre amei dançar e vi dentro da escola a possibilidade de estar envolvida na arte da dança. Comecei há um ano no corpo coreográfico, hoje sou baliza e aprendi muito da arte. O projeto nos motiva a estar dentro da escola e transforma o nosso corpo, nossa mente e pode transformar o nosso futuro”, detalhou Mille Soares, de 15 anos, estudante da E.M. Paulo VI, na Linha do Tiro. 

A atividade reforça o impulsionamento promovido pela Secretaria de Educação da cidade no movimento artístico e o envolvimento dos estudantes em temas que vão além do currículo escolar tradicional, promovendo troca e interação entre os envolvidos e permitindo o conhecimento de outras atividades que podem ser realizadas dentro das escolas.

“Meu pai era baterista, então eu já tinha esse contato com a música. Na escola tive a oportunidade de me reaproximar e fico muito feliz em participar do projeto de musicalização. Gosto muito das aulas e de aprender a tocar novas músicas. Dependendo de como são feitos, esses projetos salvam vidas. Tiram os jovens da rua e trazem para dentro da escola. É como se fosse uma terapia”, acrescentou Kawê Dumas, da E.M. Luiz Vaz de Camões, localizada no Ipsep. O estudante de 14 anos, do projeto Travessia, toca trompete e tuba. 

“No início do mês realizamos o primeiro aulão, que marcou a abertura da colônia, e hoje encerramos com todo mundo se encontrando, confraternizando e fortalecendo esse grande movimento de bandas que tem tomado as nossas escolas”, celebrou Genivaldo Francisco, gestor do NAC. “Temos como meta chegar a 50 bandas na Rede Municipal do Recife e esses aulões são grandes oportunidades de desenvolvimento, integração e encontro desses estudantes. Em um período de férias, onde eles estão de recesso, é muito legal ver que eles toparam vir. É um trabalho muito bonito que vem sendo feito nas escolas e contribui para a vida deles como um todo também”, complementou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Fotos: Paulo Melo/PCR