Aula Magna marca ingresso de estudantes da nova turma do Embarque Digital

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento aconteceu nesta quarta-feira (13) no Teatro do Parque; edital 2024.1 contemplou 350 novos jovens egressos da Rede Pública. Foto: Paulo Melo/PCR

Na última quarta-feira (13), os 350 estudantes aprovados no edital 2024.1 do Embarque Digital se encontraram no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista, para a Aula Magna do programa, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Porto Digital. A iniciativa lançada em 2021 já beneficiou 1750 jovens egressos da Rede Pública na oferta gratuita de cursos na área de tecnologia. 

Mulheres embarcadas na Tecnologia foi o tema da aula inaugural desta edição e contou com a presença de Myllena Oliveira, estudante da primeira turma do Embarque Digital, e Virgínia Heimann, executiva da NTTD Data, uma das maiores empregadoras do programa. As convidadas trocaram experiências sobre suas trajetórias no setor de tecnologia e provocaram reflexões com relação a importância do programa no estímulo à paridade de gênero na área. 

A programação preparada para acolhida dos novos estudantes do Embarque Digital promoveu diálogos com foco na importância do programa para a transformação de vida destes jovens, bem como o contexto do mercado de trabalho nas áreas de tecnologia e inovação com foco na empregabilidade no setor. “É um novo ciclo que se inicia no nosso projeto e que agora se torna uma política anual. É muito bom ver os estudantes empolgados para iniciar esse embarque na tecnologia, e estamos aqui para recebê-los para que essa seja mais uma da turma de sucesso do Embarque Digital”, enfatizou o secretário Executivo de Projetos, Tecnologia e Inovação, Eduardo Fonseca. 

Na solenidade de abertura, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, conversou com os estudantes sobre a importância deles na tecnologia. "Estou muito contente por estar aqui com mais uma turma do Embarque Digital. Este momento tem sido verdadeiramente especial para todos que fazem o programa. O Embarque é uma iniciativa que começou em 2021 e já traz resultados tangíveis, com jovens ingressando no mercado de trabalho. Além disso, o programa é uma política que também contribui para o desenvolvimento econômico, fortalecendo o nosso polo de tecnologia que está ávido por profissionais talentosos como nossos estudantes. Sem dúvidas, eles irão impulsionar ainda mais o setor. Desejo que todos aproveitem o curso, que tenham muito sucesso e que aproveitem bem as oportunidades que com certeza vão surgir”, destacou o secretário. 

Os cursos oferecidos pelo programa são Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, distribuídos nas seguintes instituições de ensino superior parceiras: Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).  

Aprovada no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Thayza Vitória está feliz com a oportunidade. “Essa é uma ótima oportunidade para os jovens de baixa renda, gosto bastante da área, e dessa vez estou tendo a oportunidade de ingressar em uma faculdade para me qualificar e crescer profissionalmente”, disse. Já Vinicius Valentino viu no programa a chance de realizar um sonho. “Eu decidi fazer o ENEM e não apliquei para nenhuma universidade, resolvi tentar o programa e consegui, agora vou cursar o que eu realmente sempre quis. O programa é o máximo, uma oportunidade única que te leva até a empresa, isso é muito valioso para quem quer entrar neste mercado”, falou o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, esteve presente e mostrou aos estudantes o valor que cada um tem na transformação da cidade. "Aqui no Recife, estamos orgulhosos em construir uma cidade mais inclusiva, onde todos têm oportunidades. Queremos ver as comunidades periféricas do Recife preenchendo essas vagas. O Porto Digital é mais do que um centro tecnológico, é um movimento cultural digital. Nosso objetivo é transformar a cidade em uma realidade diferente, e esta turma que está aqui hoje faz parte dessa transformação", pontuou. 

Vale ressaltar que em fevereiro deste ano, a gestão municipal e o Porto Digital formaram a primeira turma do Embarque Digital, contemplando mais de 100 estudantes.