Aula Magna reúne estudantes da terceira turma do Embarque Digital

imagem de Guilherme Vila Nova
Durante o evento, Prefeito João Campos assinou um projeto de lei que amplia o Passe Livre Estudantil para os alunos do programa de tecnologia. Foto: Paulo Melo/PCR

Os 250 estudantes aprovados na terceira turma do Embarque Digital se reuniram, na terça-feira (16), para participar da aula magna do programa. O encontro foi realizado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A iniciativa, lançada no ano passado, é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Porto Digital e proporciona a estudantes egressos da rede pública a possibilidade de estudar de forma gratuita os cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.  

Um dos pontos mais altos da tarde dos estudantes foi o momento em que o Prefeito do Recife, João Campos - atendendo a um pedido feito por uma aluna beneficiada na segunda turma do Embarque Digital -, assinou um projeto de lei que visa ampliar o Passe Livre Estudantil para os alunos do programa de tecnologia. Agora, o projeto segue para apreciação na Câmara dos Vereadores. “Toda luta para que a gente possa garantir a redução do abandono é fundamental. O que sai caro para nós é ter um aluno que deixe de estudar por não conseguir custear a passagem para estar na sala de aula. Tudo na vida nasce de uma oportunidade e é isso que estamos ofertando para os nossos jovens”, disse João. 

A programação preparada para a acolhida dos estudantes foi recheada de importantes palestras voltadas para tecnologia comandadas por Flávia Brito, CEO da Bidweb Security IT, empresa sediada no Porto Digital do Recife e especializada em serviços e soluções de segurança da informação; Fred Rabelo, cofundador da TI. Saúde, plataforma que oferece serviço de telemedicina para aproximar médicos e pacientes; e Luis Linhares, diretor da Accenture Interactive, com quase 20 anos ajudando a melhorar os resultados de negócios através da entrega de projetos digitais inovadores. 

“Esse é um dia de celebração e estamos muito felizes. O Embarque Digital é uma política que tem um impacto direto na vida dessas pessoas e a gente já tem visto com as duas primeiras turmas que o programa está transformando a vida dos alunos. A área de tecnologia tem precisado muito de gente, então essas formações vão fazer a diferença não só para os estudantes, mas para a cidade do Recife como um todo, porque é um fortalecimento do setor e isso é incrível, porque todo mundo ganha”, festejou Lígia Stocche, secretária executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação do Recife. 

A novidade do Embarque Digital deste ano é a parceria com duas novas instituições de ensino, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e a Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), que se unem ao Senac, Unit e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Maria Clara de Araújo, de 18 anos, até já havia pensado em cursar tecnologia, mas o sonho acabou se distanciando. Com a oportunidade do Embarque Digital, a vontade reapareceu. “O programa deve e precisa ser cada vez mais divulgado e chegar a cada vez mais gente. O Embarque nos abre novas e excelentes possibilidades, foi ele que me impulsionou a buscar a área de tecnologia. Estou muito empolgada com essa oportunidade”, destacou a estudante, que já começou a cursar Sistemas de Internet na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). 

Para esta terceira turma, foram ofertadas 250 vagas. O processo seletivo leva em consideração as notas do Enem e do SSA, além do pré-requisito de que o estudante tenha cursado todo o ensino médio na rede pública. Os cursos desenvolvidos pelo Porto Digital serão custeados pela gestão municipal e terão como base o mapeamento de vagas no mercado de trabalho e oferta de uma residência tecnológica altamente inovadora. É importante frisar que o Embarque Digital beneficia jovens egressos da rede pública, sendo que 50% dessas vagas devem ser preenchidas por pessoas negras ou pardas. 

“O Embarque Digital me impulsionou para a área de tecnologia. É realmente um abrir de portas e um leque lotado de possibilidades para o ensino superior. Sem falar que é um mercado que está totalmente em alta, então estou muito ansioso para os próximos passos. Me sinto muito incentivado”, complementou Joel de Sousa, que irá iniciar as aulas de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, no Senac. 

EMBARQUE - Lançado em setembro de 2021, o Programa Embarque Digital tem o objetivo de ofertar formação na área de tecnologia, melhorar a empregabilidade dos jovens e impactar a economia do polo de tecnologia e inovação da cidade. Até 2024 serão investidos R$30 milhões e duas mil vagas serão disponibilizadas para estudantes egressos da rede pública. Os cursos do Programa Embarque Digital terão duração de dois anos e meio e os estudantes aprovados deverão firmar um compromisso com o Recife para trabalhar na cidade por pelo menos dois anos após a conclusão do curso.

PASSE LIVRE - No início de cada mês, os estudantes recebem automaticamente o crédito correspondente a 70 viagens no valor de meia passagem da tarifa do Anel A. O sistema limita o uso a 70 vezes por mês, não podendo ser utilizado mais de quatro vezes por dia. Os créditos expiram em 180 dias, como ocorre com todo VEM. Os estudantes poderão usufruir do Passe Livre Recife em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos, feriados e até mesmo durante as férias escolares.

 
Fotos: Paulo Melo/PCR