Autor de livro fala sobre o uso de games na educação em colóquio promovido pela Secretaria de Educação do Recife

imagem de Bella
O debate serviu para mostrar que os games podem ser usados positivamente em atividades educacionais e como ferramenta pedagógica. Foto: Inaldo Lins/PCR

O autor do livro “Por Dentro do Jogo - Como os Games impactam o Cérebro e as Relações Sociais", Tiago Eugênio, disse durante o Colóquio sobre Games na Educação, que como tudo na vida, o uso dos games depende da dosagem, intensidade e aplicabilidade. Os jogos podem ser usados como desafios na educação e isso é um estimulo ao aprendizado. Brasil ocupa o 3º lugar no mundo em número de jogadores.

O evento realizado na última sexta-feira (12), no Espaço Apolo 235, para uma plateia atenta de alunos, gestores e coordenadores pedagógicos de 36 escolas municipais do Recife. Também foram discutidos temas interdisciplinares como empatia, curiosidade, criatividade, saúde e tecnologias digitais. 

Estudantes de 36 escolas municipais do 6º ao 9º ano participam desde 2017 da Olimpíada de Jogos Educacionais (OJE), por meio da gameficação do conteúdo didático de forma inovadora e lúdica.  "Nós queremos ampliar a nossa maturidade sobre o uso dos games, garantindo um processo seguro e impactante na formação de cidadãos responsáveis em nossas escolas” pontuou o diretor executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais.

Segundo Morais, a Olimpíada já apresenta resultados no aprendizado dos participantes. “Percebemos que os estudantes passaram a responder mais questões fora do horário escolar. Este ano o foco para Olimpíada tem sido trabalhar o conteúdo das disciplinas de Português e Matemática de acordo com  Prova Brasil, do MEC”, afirma o gestor.

Também participaram do evento o conselheiro da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e CEO da Joy Street, Fred Vasconcelos e o professor e também CEO da Joy Street, Luciano Meira, além do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.