Barqueata e simpósio marcam comemorações do Dia do Rio Capibaribe

imagem de Paulo H
Estudantes da Escola Aderbal Galvão navegaram no Barco Escola Águas do Capibaribe e aprenderam os cuidados que devem ter com o rio.

No início desta semana vários eventos marcaram as comemorações do Dia do Rio Capibaribe(24/11), que começou  com uma barqueata no domingo, com a participação de estudantes e do Barco Escola Águas do Capibaribe(da Prefeitura do Recife) que partiu do Marco Zero em direção ao Shopping Rio Mar.  Pesquisadores, ambientalistas e estudantes também discutiram problemas e propostas para o Capibaribe na segunda-feira e terça-feira durante o II Simpósio Capibaribe: Uma Visão Multidisciplinar, no Espaço Ciência.

Os alunos da Escola Municipal Aderbal Galvão participaram da Barqueata no Barco Escola e tiveram a oportunidade de aprender sobre os cuidados que se deve ter com o rio. Eles navegaram a partir do Marco Zero, passando pela Bacia do Pina até o Shopping Rio Mar, onde deram um abraço simbólico no rio.

A equipe de professores do Barco Escola apresentou, durante o Simpósio, a palestra  “Um Olhar para a Paisagem do Capibaribe a partir do Barco Escola – Vivências de uma Prática Pedagógica”, na mesa redonda “Capibaribe na Paisagem Urbana”.  A Rede de Ensino do Recife também expôs trabalhos de metarreciclagem (peças de artesanato feitas a partir de lixo eletrônico) no hall do Espaço Ciência.

Barco Escola

Recife é pioneira na criação de um barco-escola, o Águas do Capibaribe, que foi fundado há 15 anos com foco em ecopedagogia. Nele são realizados passeios-aula com até 50 pessoas nos turnos da manhã e tarde e a embarcação já atendeu mais 140 mil estudantes.

Fotos: Carlos Augusto PCR