Bernardo D’Almeida é empossado como secretário de Educação do Recife

Transmissão de posse aconteceu na manhã desta quinta-feira. Foto: Lú Streithorst/PCR

Um auditório repleto e homenagens emocionadas marcaram a transmissão de posse do cargo de secretário de Educação do Recife de Alexandre Rebêlo para Bernardo D’Almeida, que aconteceu hoje de manhã no auditório da Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena. Rebêlo, que estava no comando da pasta desde janeiro de 2017, assumirá a Secretaria de Planejamento do Governo de Pernambuco.

O evento, fechado para o público interno da Secretaria, estava repleto de servidores da Secretaria de Educação. Isaac Machado, coordenador do Fórum Municipal de Educação do Recife, abriu a cerimônia em um tom emocionado no qual revelou o apoio incondicional de Alexandre Rebêlo à atuação do Fórum. “Fico ao mesmo tempo triste, mas alegre por estar me despedindo de uma pessoa que jamais enxergou minhas dificuldades, mas respeitou minhas decisões”, pontuou.

Presidente do Conselho Municipal de Educação e Diretor Executivo de Tecnologia de Educação do Recife, Francisco Luiz do Santos propôs um desafio ao novo gestor da Educação do Recife no tocante ao surpreender de forma positiva os membros de todas as comunidades escolares da capital assim como fez seu precedente, pois ambos são servidores de carreira da Secretaria da Fazenda do Estado e já trabalharam juntos. “Segundo o próprio Rebêlo soubemos que Bernardo tem o mesmo perfil, mas com uma voltagem quatro vezes maior. Em vez de 220 V, saltamos para 440 Volts”, brincou Santos.

Para Bianca Simonetti, do Comitê Gestor, o período no qual Alexandre Rebêlo ficou à frente da Secretaria – desde janeiro de 2017 – é de agradecimentos e empenho. “Vamos continuar o trabalho de coração partido, mas de braços abertos para Bernando D’Almeida”, afiançou, lembrando a máxima de Paulo Freire, patrono da Educação recifense, quando diz que “educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”.

Em uma fala que levou parte da plateia às lágrimas, o agora Secretário de Planejamento de Pernambuco lembrou do intenso processo de acolhimento e debate que permeou sua gestão. “Foi desta escuta e compromisso que saíram muitas das ações que implementamos nos últimos dois anos como o Novo Clima, o Brinqueducar, o Ondatec, o Papo Pedagógico, o reajuste da gratificação dos gestores, o aumento do suprimento, os kits do professor, gestor e de sala de aula, o acréscimo dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEEs), a adoção de metas de melhoria, a requalificação total de 14 escolas, que vieram a somar a tantas outras implementadas ao longo dos últimos anos como a Robótica, o Proler, a ampliação dos numero de coordenadores, a adoção de notas nas escolas, a aula-atividade, entre tantas outras”, pontuou.

Bernardo D’Almeida, por sua vez, agradeceu a confiança dos que depositaram nele a missão de dar continuidade aos trabalhos que vêm mudando os paradigmas da educação recifense e parabenizou a equipe de servidores da casa. “Vocês são muito bons, fiquei emocionado ontem quando comecei a me apropriar o belo trabalho que vem sendo realizado na rede, seja na estrutura pedagógica, na gestão de rede, na área de tecnologia e na educação inclusiva, assunto que muito me toca”, revelou D’Almeida.

Bernardo D’Almeida - Nascido no Recife e formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bernardo Juarez D’Almeida, 47 anos, é auditor tributário do Tesouro Estadual desde 1994. Em 2008, ingressou no time do Governo de Pernambuco ao assumir a Gerência Geral de Ações Governamentais do Pacto pela Vida, cargo que ocupou até o final de 2010. Em janeiro de 2011, foi nomeado secretário executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Ainda em 2011, a convite do então secretário de Planejamento e Gestão Alexandre Rebêlo, iniciou os trabalhos de construção dos Pactos pela Educação e pela Saúde. Também exerceu os cargos de Secretário de Justiça e Direitos Humanos, foi vice-presidente do Porto de Suape e atualmente exerce o cargo de secretário Executivo da SEFAZ-PE.