Brinqueducar

imagem de Bella
Foto: Adrielly Licia/Detec

 

A Secretaria de Educação do Recife iniciou a implementação do Programa Brinqueducar em 2017. Presente em 232 unidades de Educação Infantil, incluindo centros municipais de educação infantil (CMEIs), escolas e creches, o projeto entregou uma biblioteca para cada unidade e 190 mil livros aos 18 mil alunos da rede, a fim de potencializar a prática do professor de Educação Infantil por meio de uma série de recursos e ações pensados e desenvolvidos para cada uma das etapas que compõem os primeiros cinco anos de vida das crianças.

A ferramenta visa garantir o ambiente lúdico dentro da escola, através de brinquedos, palavras, sons ou imagens, possibilitando à criança imaginar e testar hipóteses, fixar conceitos de forma prática, se colocar no lugar do outro, trabalhar em grupo, buscar soluções, se concentrar e se emocionar.

A primeira etapa do programa consistiu na distribuição de brinquedos e jogos, livros infantis e parquinhos para todas as unidades de Educação Infantil da rede do Recife. A definição desses materiais se deu a partir das demandas dos próprios educadores da rede. Fantoches, mini-instrumentos musicais, jogos de encaixe, túnel de tecido, dominós de imagens e letras, balanço e escorregador são algumas das dezenas de opções que compõem o Brinqueducar. No campo da literatura, o Brinqueducar conta com uma seleção dos melhores livros infantis, como Menina com Laço de Fita, de Ana Maria Machado, O Rei Bigodeira e sua Banheira, de Audrey e Don Wood, e Princesa Arabela, Mimada que Só Ela, de Mylo Freeman e Ruth Salles, entre muitos outros títulos.

Além do acesso a esses recursos, o Brinqueducar oferece o programa de formação para professores, criado com base nos mesmos princípios que nortearam o desenho do Programa Brinqueducar. O objetivo dessas formações é ajudar os professores a conhecerem diferentes perspectivas de uso dos materiais do programa e mantê-los sintonizados com as principais descobertas sobre o desenvolvimento infantil e o papel da prática pedagógica nesse campo.