Câmara Municipal do Recife homenageia escola e alunos criadores da Ecobarreira

O Projeto científico está credenciado para participar de Feira de Ciência e Tecnologia no Paraguai. Foto: Cortesia

A Câmara Municipal do Recife homenageou, na segunda-feira (01/07), com voto de aplauso os estudantes e professores da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, do bairro da Mustardinha, pela criação do Projeto Ecobarreira, montado com garrafas pet e capaz de reter o lixo acumulado no Canal ABC, localizado em frente à escola.

A homenagem foi solicitada pela vereadora Ana Lúcia, que destacou que os 30 estudantes participantes do trabalho científico receberam orientação de quatro professores. “A iniciativa foi muito importante e já conquistou o primeiro lugar na Feira de Conhecimentos do Recife, em 2018, e foi credenciado para Feira de Ciência e Tecnologia no Paraguai, no segundo semestre deste ano”, pontuou a vereadora.

Durante a execução do projeto os estudantes desenvolveram diversas competências, como capacidade de autoavaliação, pesquisa, resolução de problemas, criatividade, raciocínio tecnológico, além de se envolverem ativamente com as questões relacionadas aos impactos ambientais da comunidade.

A EcoBarreira consiste em unir pequenas garrafas pets umas às outras através de um cabo até formar uma grande rede para criar uma barreira e, assim, fazer com que o lixo seja detido e não siga o fluxo das águas. é uma alternativa pioneira de estratégia sustentável na cidade.