Canta Natalina encanta população do Recife

imagem de Cáthia
300 estudantes das Escolas Municipais Carlúcio Castanha e Maria Sampaio de Lucena formaram o coral. Fotos: Paulo H.

O canto é uma das expressões artísticas que mais representam o natal. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Recife promoveu uma Cantata Natalina, na última quinta-feira (12), no Pátio de São Pedro, Bairro de São José. O grupo formado por 300 estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino fundamental das Escolas Municipais Carlúcio Castanha e Maria Sampaio de Lucena soltou a voz no evento natalino.

Acompanhados pela orquestra formada por músicos do Núcleo de Atividades Culturais (NAC), eles executaram canções tradicionais do período natalino, da música popular brasileira e inovaram com ritmos regionais como maracatu e frevo. A apresentação foi composta pelas músicas “Jesus a alegria dos homens”, de Johann Sebastian Bach; “Era uma vez”, de Kell Smith; “Hino do Recife”, Manoel Aarão; pot-pourri do pastoril “Meu São João”, “Boa Noite”; “Bom Natal”, “Bate o Sino”, “Noite Feliz” e “Aleluia”. As canções foram acompanhadas por um grupo teatral que encenava coreografias de dança.

Segundo Genivaldo Francisco, coordenador do NAC, o projeto da Cantata Natalina tem como objetivo promover o encontro dos estudantes com a cidade por meio da música. “Estamos ensaiando há, mais ou menos, três meses. Com este trabalho mantemos e renovamos o espírito natalino no ambiente escolar e na comunidade, além de estimularmos o gosto pela música e pelo coro”, explicou.

O projeto da Cantata Natalina foi lançado dia 9 de setembro e envolveu cerca de 500 estudantes das escolas municipais Carlúcio Castanha e Maria Sampaio de Lucena. Junto com a orquestra e o grupo teatral, eles se apresentaram no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, para um público de, cerca de, 300 pessoas e no Pátio de São Pedro, no Bairro de São José para aproximadamente 100 pessoas. A última apresentação será nesta sexta-feira (13), às 18h, no campo do Ibura (UR-1).