Cerca de 90 mil alunos da rede municipal do Recife voltaram às aulas nesta sexta

As unidades de ensino de Educação Infantil começaram a receber livros paradidáticos para incentivo à leitura, jogos de raciocínio lógico e brinquedos para os parquinhos. Foto: Daniel Tavares/PCR

As 309 escolas, creches e creches-escolas municipais do Recife retomaram as atividades nesta sexta-feira (3), dia da volta às aulas dos cerca de 90 mil estudantes matriculados na capital pernambucana. Em comemoração ao bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, o tema escolhido para o ano letivo 2017 é "Duzentos anos de Revolução Pernambucana: Recife em cena da cultura popular".

Nesta sexta, as unidades de ensino continuam recebendo os mais de 90 mil kits de material escolar dos alunos que começaram a ser distribuídos em janeiro. As 28 creches-escolas, 51 creches e 156 escolas da Prefeitura do Recife que têm turmas de Educação Infantil (atendem crianças de 0 a 5 anos) também começaram a receber livros paradidáticos para incentivo à leitura, jogos de raciocínio lógico do Programa MenteInovadora e brinquedos para os parquinhos.

O secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, acompanhou a chegada dos alunos e das mães na Creche-escola Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro. "A prioridade da gestão do prefeito Geraldo Julio é a educação, sobretudo a Educação Infantil. Quando a criança é alfabetizada na idade certa, todo o processo de aprendizagem fica mais fácil. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento das crianças. Para isso, precisamos contar com o apoio dos professores, coordenadores e gestores, que são fundamentais nesse processo", destacou o secretário.

Uma das novidades deste início de ano letivo foi a aquisição de 480 brinquedos para os parquinhos das unidades de Educação Infantil. O objetivo do incremento dos playgrounds é desenvolver a psicomotricidade das crianças através das brincadeiras, além de estimular a socialização e a criatividade. A aquisição foi aprovada pelas crianças e pelas mães. "Fiquei encantada quando cheguei e vi os brinquedos novos no parquinho porque sei que, além de meus filhos aprenderem, vão também brincar e se divertir. É uma coisa simples, mas ao mesmo tempo muito importante pras crianças", disse Jovelina de Souza, 25 anos, mãe de um bebê de 7 meses e de uma menina de 2 anos matriculados na Creche-escola Municipal Darcy Ribeiro.

Jovelina está desempregada há dois anos, mas agora que pôde deixar o filho mais novo na unidade de ensino, poderá trabalhar o dia todo. "Fico tranquila por saber que meus dois filhos estão o dia inteiro numa creche-escola organizada, onde eles estão seguros e bem cuidados; onde brincam e aprendem. Aqui a educação é nota dez. É através da educação que eles vão ter um futuro melhor", disse a jovem.

Já para estimular a iniciação à leitura na Educação Infantil, a Secretaria de Educação do Recife entregou, durante as férias escolares, 710 kits com 35 livros de literatura infantil para as unidades de ensino que atendem crianças de 0 a 5 anos. O material faz parte do projeto Mundoteca, que desde 2016 contribui para o processo de formação do pequeno leitor, favorecendo a imaginação, criatividade, interpretação, oralidade e principalmente o estímulo à prática prazerosa da leitura. O Mundoteca integra o Programa de Letramento do Recife (ProLer), lançado em 2014 com o objetivo de fazer os alunos aprenderem a ler até os 6 anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC). Mesas educativas com jogos pedagógicos ajudam os professores nas atividades com os pequenos leitores Além dos títulos que estão disponíveis nas unidades de ensino, mais 17 mil kits de livros serão entregues para que os estudantes levem para casa e, dessa forma, incluam a leitura na rotina mesmo após o término das aulas.

A Prefeitura do Recife também está entregando mais de 17 mil kits de jogos de raciocínio lógico para as turmas dos grupos 4 e 5 da Educação Infantil e para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O material faz parte do Programa MenteInovadora, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria e a Mind Lab com o objetivo de promover atividades multidisciplinares que estimulam os estudantes a pensar de forma criativa, refletir antes de tomar decisões, controlar as emoções, competir de maneira saudável, lidar com conflitos, trabalhar em equipe, desenvolver senso crítico e poder de argumentação. Em 2016, a equipe da Escola Municipal Olindina Monteiro foi campeã nacional da VIII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, na categoria 8º e 9º ano, entre as unidades de ensino públicas.

MIGRAÇÃO - Dos cerca de 15 mil alunos novatos que se matricularam na rede municipal do Recife este ano, 4.662 vieram da rede privada. O número de estudantes que migraram de colégios pagos para a rede pública municipal é superior ao de 2016, quando as unidades da Prefeitura do Recife receberam cerca de 3.500 alunos oriundos da rede privada.