Cerimônia marca despedida dos estudantes que participaram do Projeto Inovações Tecnológicas

Foto: Cristiana Soares/DETEC

A Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação realizou, na última quinta-feira (21), no Centro de Tecnologia na Educação (CETEC), a festa de despedida dos estudantes do quinto ano da Escola Municipal Emídio Dantas Barreto, que participaram do Projeto Inovações Tecnológicas. Participaram do encontro 42 estudantes, além dos pais, professores e gestoras da Escola Emídio Dantas Barreto.

Na abertura, Francisco Luiz dos Santos, diretor executivo de Tecnologia na Educação, enfatizou a importância do ensino básico para o futuro dos estudantes. “As melhores lembranças que vocês levarão para a vida são as experiências vividas neste período. Vocês sempre vão lembrar dos professores”, disse. As professoras do ensino regular Elizabeth dos Santos, Roseane Castaldi, Viviane de Lima e Flávia dos Santos também prestaram homenagem aos estudantes relembrando o aprendizado durante as aulas.

Ao longo de dois anos os estudantes foram inseridos em uma grade curricular diferenciada, que teve como foco a tecnologia. Segundo Gutemberg Cavalcanti, gerente de Tecnologia na Educação, além das disciplinas curriculares, eles tiveram oficinas de rádio, cinema, robótica, pensamento computacional, roda literária, inglês e alemão. “Estes estudantes passaram por uma experiência única neste projeto. Eles adquiriram conhecimento em várias áreas que abriram um leque de opções até para a escolha da profissão”, avaliou.

Carmelita Guimarães, mãe de Tainá Cavalcanti, disse que estava muito orgulhosa da filha e que já percebe mudança no comportamento dela. “Minha filha gostou muito da oficina de rádio. Ela está mais desinibida e percebo que gosta mais de ler”, apontou.

Na cerimônia de despedida os estudantes ganharam um livro de recordação com depoimento deles sobre a experiência no projeto e um quadro com a ilustração de cada um produziu na atividade sobre a Revolução Pernambucana.

Durante o projeto as oficinas foram ministradas pelos professores: Alexandre José Lippi, Fred de Santana, Jahilton Filho, Jamerson de Albuquerque, Joquebede Vieira e Plínio Maciel.