Cerimônia marca entrega de cinco mil notebooks para professores da rede de ensino municipal

Investimentos são superiores a R$ 12 Milhões e início da entrega acontece ainda em outubro Foto: Wesley D'Almeida/PCR

Na noite desta terça-feira (16), um auditório repleto marcou a noite de cerimônia de celebração ao dia do Professor e o anúncio da entrega de cinco mil notebooks para os profissionais do corpo docente da rede de ensino do Recife. A iniciativa, que faz parte do Programa Professor@.com, teve investimentos de mais de R$ 12 Milhões e visa ampliar as ferramentas pedagógicas para os professores, bem como ampliar a produção cultural e pesquisa dos profissionais da Educação do Recife. O evento aconteceu no Armazém 14, no Bairro do Recife, e a culminância da noite aconteceu com uma apresentação cultural de Maestro Spok.

Os equipamentos adquiridos foram pensados especialmente para a classe devido a peso, dimensões e softwares já instalados. Cada notebook pesa 1,6kg e possui dimensões de 34 cm X 2,4 cm, o que facilita o transporte. “Muitas vezes mais leve do que os livros que os professores carregam nas bolsas”, ponderou o professor Francisco Luiz dos Santos, Diretor Executivo de Tecnologia na Educação, área responsável pela aquisição.

Entre os softwares já instalados, o NDVA, leitor de tela livre para Windows destinado a pessoas com deficiência visual, editores de áudio e vídeo, programas destinados à Educação Infantil, Fundamental e outros destinados a programas da Secretaria de Educação como o Programa de Letramento do Recife (PROLER), Robótica na Escola, #Ondatec, entre outros.

Para Paula Pavão, professora da escola Nossa Senhora da Penha, em Boa Viagem, o notebook também vai facilitar a atualização do Diário de Classe On line. “A tecnologia é sempre uma boa forma de levar conhecimento para dentro de sala de aula. O planejamento da aula vai ficar mais fácil, podemos também utilizar vídeos, por exemplo, com o notebook”, pontuou

O secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, analisa a aquisição dos equipamentos como uma ferramenta pedagógica capaz de otimizar o processo de ensino-aprendizagem. “Esse é mais um investimento feito na qualificação do ensino da nossa cidade e para otimizar as aulas no dia a dia. Faz parte de um conjunto de ações que temos feito para a melhoria das condições de trabalho como o Programa Novo Clima, que já promoveu a climatização completa de 60% das escolas ou ainda os kits de material para o professor e para as escolas entregues a partir deste ano. São investimentos para melhorar ainda mais a capacidade deste professor de oferecer uma aula cada vez mais atrativa para o estudante”, destaca Rebêlo.

Para Cid Spíndola, professor do Programa Robótica na Escola, a tecnologia chegou para ficar. “Não existe mais educação sem tecnologia. Nossos estudantes já são nativos e, por serem de uma geração anterior, os professores ainda estão se adaptando. Assim, o notebook é uma ferramenta indispensável para lidar com tecnologias, é fundamental para conciliar e acompanhar o desenvolvimento do mundo”, vaticina.

A cerimônia contou com representantes de instituições como Conselho e Fórum Municipal de Educação, além do Sindicato dos Professores. No palco, professores de diversos segmentos da educação da Rede Municipal do Recife representaram a classe como a professora Maria Ana Paula Freire, da Escola José Octávio de Meira Lins, em Nova Descoberta, muito atuante na área de Feiras de Conhecimentos, Marizélia Alves Arruda, gestora da Creche Escola Estrela da Manhã, na Imbiribeira e Maria da Conceição Nunes Batista, professora com deficiência visual ligada à área Educação Especial.

Para retirar os equipamentos, é necessário realizar um cadastramento através do http://educ.rec.br/agenda/site/ e informar dados de CPF, matrícula e unidade de ensino. No agendamento, que já está aberto, o docente poderá escolher a data e o horário para receber o equipamento no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania na Educação (CETEC), localizado na Avenida Oliveira Lima, 824, Soledade.

Professor@.com – O uso de tecnologia é uma política presente em toda a rede de ensino e cristalizada através de programas como Robótica na Escola e nos clubes de Rádio e Cinema. O programa já promoveu a entrega de 5.841 modems de Internet 4G para uso dos professores e todas as escolas, creches, creches-escolas e Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utecs) possuem um modem para cada sala de aula para realização de atividades pedagógicas interativas com os estudantes. Somando-se esses equipamentos com os utilizados nas unidades administrativas da Secretaria de Educação do Recife e com os usados pelos docentes, a Secretaria promoveu a entrega total de 8.270 modems.