Ciência, tecnologia e astronomia ao alcance dos alunos da rede municipal

Prefeito Geraldo Julio inaugurou, nesta sexta-feira (26), na Escola Municipal Professor José da Cota Porto, o quarto dos 13 Laboratórios de Ciência e Tecnologia da rede. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A disseminação do conhecimento científico cria raízes cada vez mais firmes na rede municipal do Recife, com o fortalecimento da rede de laboratórios nas escolas. Nesta sexta-feira (26), o prefeito Geraldo Julio inaugurou o quarto dos 13 laboratórios planejados para fortalecer o ensino nas unidades da cidade. Entregue totalmente requalificada em dezembro do ano passado, a Escola Municipal em Tempo Integral Professor José da Costa Porto, na comunidade do Coque, no Bairro de Joana Bezerra, tem agora um laboratório de Ciência e Tecnologia para chamar de seu. O equipamento teve investimento de R$ 200 mil e é dividido em dois ambientes, um voltado para as ciências naturais e outro para o futuro, com espaço para robótica, programação e cultura maker.

"Daqui do laboratório a gente fez contato - por videoconferência - com os outros três laboratórios e está tudo funcionando bem. Todos estão cheios de alunos e os professores estão entusiasmados, porque esses laboratórios vão além daquela pesquisa tradicional de biologia, química e física, eles incorporam um espaço maker, tecnologia e inovação para que os alunos aprendam uma profissão do futuro. Pela pesquisa e inovação, eles podem encontrar soluções que sejam baratas e viáveis para problemas da cidade e da vida cotidiana das pessoas", comemorou Geraldo.

Segundo o prefeito, a novidade deste quarto laboratório é que os alunos dos anos iniciais e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) também poderão usufruir. "A gente está feliz por ver quatro laboratórios funcionando e vamos continuar esse programa levando mais unidades para outras escolas da rede municipal", acrescentou Geraldo.

O conceito do laboratório se baseia em quatro plataformas: Laboratório Convencional de Ciência Básica; Instrumentação Científica; Robótica e Programação e Espaço Maker. "Esse é um laboratório do século 21. É um espaço de alto nível, capaz de ir desde a ciência básica, dos laboratórios comuns que vimos nas décadas de 80 e 90, até a robótica", pontuou Bernardo. Entre os equipamentos no Laboratório, os estudantes terão kits de montagem de robótica, microscópios, vidraria e substâncias químicas reagentes, peças de anatomia básica, 10 tablets, câmeras de foto e filmagem e impressora 3D, entre outros itens. Na escola, que funciona em horário integral, 827 estudantes serão beneficiados.

A moradora do Coque, Maria José Silva acompanha a vida escolar do neto Fernando Antônio e comemorou as novidades da Costa Porto. Ela conta que o neto estuda na unidade desde os 5 anos e "só vai sair no último ano". "Ele adora o colégio e eu também. Ultimamente, a gente tem gostado muito mais. Aqui passou por reforma, as salas estão todas com ar-condicionado, cadeiras novas, os professores são maravilhosos e a direção também", afirmou.

ASTRONOMIA - Diretor executivo de tecnologia na educação, professor Francisco Luiz dos Santos, conta que a escola tem uma professora de astronomia que pediu para que o tema fosse incentivado no laboratório. Então, inspirado na recente descoberta da cientista Katie Bouman, responsável pela imagem do buraco negro, a equipe atendeu aos pedidos. "Muitos alunos viram e gostaram dessa imagem e isso os incentivou e a professora pediu que a gente trabalhasse astronomia com esse novo laboratório. Então, esse espaço segue um padrão geral, o mesmo empregado nos outros três, mas cada escola traz sua personalidade, suas vivências junto à comunidade", contou.

Equipe de Comunicação/DETEC