Ciclo de palestras do Dialogando com a Rede acolhe professores na retomada das atividades presenciais na escolas e creches do Recife

imagem de Paulo H
Webinários serão transmitidos no canal oficial da Secretaria de Educação do Recife no YouTube

Desde o dia de 22 de junho, primeira etapa do processo de retomada das aulas presenciais nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife, equipes de gestão e coordenadores pedagógicos deram início ao planejamento das atividades de acolhida dos professores. Os docentes retornaram às atividades presenciais nesta terça-feira (29) em todas as 321 unidades de ensino que compõem a rede do Recife. As atividades estão divididas em cinco eixos: ACOLHER, SORRIR, FORMAR, REFLETIR e ORGANIZAR. Destas, três estão sendo coordenadas pela Secretaria de Educação do Recife, através das executivas de Gestão Pedagógica e Gestão de Rede, que consistem em palestras do Dialogando com a Rede. 

Neste primeiro dia de atividades, equipes gestoras acolheram os professores com ações pautadas em compartilhamento do plano de retomada das escolas; socialização dos protocolos de segurança; alinhamento das atividades e recursos pedagógicos garantido os direitos de aprendizagem de todos os estudantes presenciais e não presenciais; e a apresentação da agenda das palestras promovidas pela Secretaria. 

O arte educador e psicólogo, Rafael Barreiros, é o primeiro convidado do ciclo de palestras do Dialogando com a Rede. Atrelado ao eixo SORRIR, Rafael vai conversar com os docentes da rede sobre “Gentileza em tempos de pandemia”. A palestra será realizada nesta quarta-feira (30) no YouTube da Secretaria. As temáticas FORMAR e REFLETIR são os eixos dos dias 1º e 2 de julho. Cláudia Costin e Francisco Soares trarão as explanações “Professores como profissionais da linha de frente da retomada” e “A importância da alfabetização e da leitura para o letramento e a melhoria da proficiência”, respectivamente. Todas as palestras começarão às 10h. No dia 05 de julho, as atividades serão focadas no eixo ORGANIZAR, por meio de atividades não presenciais com os estudantes e organização interna das unidades educacionais. 

“Neste momento de preparativos para a retomada, pensamos em um momento de reflexão, que se divide em cinco eixos. O primeiro eixo, e talvez o mais importante, é o acolhimento. Como nós vamos acolher estes professores? Como vamos mostrar que a escola está “viva” de novo e que está pronta para começar a receber gestores, professores e os estudantes? É como se a escola (física) estivesse adormecida e agora precisa retornar. Até porque a gente sabe que a escola não parou, isoladamente todos ficaram trabalhando, mas a gente precisa retomar esse convívio. Mas, não podemos pensar que a vida vai voltar ao normal da noite para o dia, a gente precisa recuperar essa vontade de tomar as rédeas da nossa vida, e nada melhor que realizarmos isso por meio de sorrisos e gentileza, que é o segundo eixo. Paralelo a isso, não podemos não pensar em um momento formativo e reflexivo. Esses são outros dois eixos, que propõem uma conversa mais teórica com foco nos impactos na educação e pensar também, inclusive, nos déficits de aprendizagem, se ocorreu ou não, para prepararmos propostas curriculares para os próximos anos. Por fim, que a gente possa organizar a escola para que a gente receba, em etapas, no segundo semestre os estudantes e professores”, diz Juliana Guedes, secretária executiva de Gestão Pedagógica.