Cinco alunos da Rede Municipal de Ensino são empossados como Jovens Embaixadores do Turismo

Cerimônia aconteceu na Câmara Municipal do Recife na noite da terça-feira (10) Foto: Lu Streithrost/PCR
Reconhecimento e motivação. Palavras que traduzem muito bem o sentimento dos alunos que receberam na noite da terça-feira (10), o reconhecimento pelo trabalho realizado junto aos professores das escolas municipais do Recife. Em meio a 128 outros jovens, cinco ganharam o concurso de Jovem Embaixador do Turismo do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Para celebrar esse momento, a Câmara Municipal do Recife realizou uma sessão solene, quando Klebson Pereira da Silva, Robson Silva da Paixão, Fernando Santos da Silva, Maria Eduarda Maia do Nascimento e Stefanny Maria Tertuliano F. Silva foram condecorados.

"Sentimos necessidade de nos aproximar dos alunos e das escolas nesta segunda gestão do Prefeito Geraldo Julio, pois acreditamos que esses jovens são o futuro da nossa cidade. Estamos formando cidadãos com um novo olhar sob um Recife. Eles serão os embaixadores do turismo para o Recife e frente a sua comunidade, além de levar essa experiência para suas vidas profissionais", falou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

A emoção estava latente nos olhos de Robson, um dos ganhadores e o único representante da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após anos sem estudar, ele voltou à sala de aula no ano passado e viu no concurso uma oportunidade, apesar de não ter acreditado que poderia ganhar. "Comecei sem muita pretensão. É uma conquista, uma realização estar aqui. Quero terminar os estudos e entrar para a universidade. O turismo virou uma opção muito interessante. Por causa da redação e dos vídeos que precisei fazer, mergulhei no história do meu bairro e conheci lugares onde nunca tinha pisado", contou.
Morador da Várzea e aluno da Escola Doutor Rodolfo Aureliano, teve como orientadora a professora de Língua Portuguesa, Maria Solange de Lira, que também foi sua docente quando era ainda um adolescente. "Robson é um aluno destaque. Depois da conquista dele todos querem ser o próximo Embaixador do Turismo", falou, emocionada.

A vereadora Ana Lúcia entregou aos alunos um certificado da Comissão de Educação da Casa de José Mariano, comitê do qual ela é presidente. O vereador Renato Antunes também estava presente e presidiu a sessão solene. Além da condecoração, os alunos terão assento por um ano no Comitê de Turismo da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, onde poderão desenvolver, analisar e participar das discussões sobre as atividades turísticas da cidade. Todos também ganharão um passeio turístico completo pelos principais atrativos do Recife, com tudo incluso, e terão direito a Carteira de Motorista quando concluírem o Ensino Médio, sem nenhum custo.