Classe Hospitalar é ampliada para melhorar a aprendizagem de crianças com câncer

O espaço, que agora será no 4° andar, passou por ampliação na sala de aula. Foto: Daniel Tavares/PCR

Na última terça-feira (13), o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) e a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, entregaram a nova Classe Hospitalar Semear. O espaço, que assegura educação básica para crianças em atendimento oncológico, passou por ampliação na sala de aula, a instalação de um espaço destinado à leitura e atividades lúdicas.

A Classe Hospitalar Semear, que agora será no 4° andar, é uma extensão da Escola Municipal Cidadão Herbert de Sousa e recebeu novos equipamentos, mobiliários e material didático de inovação e tecnologia para melhorar a aprendizagem e rendimento das crianças. Na unidade de ensino, os alunos internados no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), trata-se de uma classe multisseriada atendendo crianças da educação infantil (grupo 4 e 5) e ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano). Em 2019, já são 34 estudantes atendidos.

“A ampliação da Classe Hospitalar, além de materiais disponibilizados pela Prefeitura do Recife, também contou com a doação e o trabalho de voluntários. Todos empenhados em garantir que essas crianças, mesmo que fragilizadas, enfrentando o câncer, possam ter um ensino básico de qualidade”, explica a oncologista pediatra e presidente do GAC-PE, Vera Morais.

Maria Costa, diretora executiva de Gestão de Rede, falou sobre a importância do novo espaço. “Além de ser direito básico das crianças o acesso à educação, proporcionar momentos como esse nos traz muita alegria. É um momento de normalidade dentro da realidade do tratamento que muitos vivem. Mesmo internados, a gente tenta manter o ritmo deles e trabalha em parceria com professores e escola para oferecer uma educação de qualidade”. pontuou.

Classe hospitalar – Inaugurada em 2015, a classe é fruto de um convênio pactuado entre a Prefeitura do Recife, o Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer (GAC) e HUOC. A iniciativa tem o objetivo de restabelecer o direito social básico à educação e manter o vínculo escolar da criança com câncer. A sala de aula hospitalar, que funciona como atendimento educacional especializado, funciona numa sala do 5º andar do Huoc, onde se encontram alguns dos leitos de enfermaria para internamento. O espaço tem capacidade para oito alunos por vez.