Com atividades que vão de março a novembro, Rede Municipal do Recife se consolida como uma das referências em formação continuada no Brasil

imagem de Guilherme Vila Nova
Atualmente são realizados, em média, 85 encontros formativos por mês. Foto: Paulo Melo/PCR

Referência em formação continuada, a Rede Municipal do Recife deu o pontapé, esta semana, para mais um ano de encontros na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER). O objetivo das formações é fazer com que esses profissionais repensem suas práticas, troquem experiências e protagonizem atividades que façam a diferença dentro e fora das salas de aula. As atividades possuem um calendário fixo, iniciando no mês de março e sendo finalizadas em novembro. 

“Poucos lugares no Brasil possuem essa estrutura que o Recife oferece. O objetivo das formações é construir e pensar na educação como um todo para que o professor esteja repensando sempre a sua prática. Outro aspecto é que, através dessas atividades, a gente consegue fazer com que as políticas da rede possam ser mais bem compreendidas e implementadas no dia a dia”, explicou Henrique Nelson, gestor da EFER.

Atualmente são realizados, em média, 85 encontros formativos mensalmente, englobando todas as categorias, como Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais, professores dos espaços de leitura, Atendimento Educacional Especializado (AEEs), Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs).

A primeira formação do ano foi destinada para professores de Matemática e Artes dos Anos Finais. Juntos, os docentes tiveram a oportunidade de trocar experiências, projetos exitosos e absorver novos conteúdos para somar no trabalho dentro da escola. “Além da troca de informações e pontos de vista, é muito importante escutar todo o aprendizado e a construção que os formadores trazem, também com experiência de sala de aula. Somos agentes multiplicadores, as informações que aprendemos aqui, levamos também para nossas escolas. É uma experiência muito enriquecedora”, detalhou a professora de Matemática, Ana Paula, da E.M. Antônio Heráclio do Rego, de Água Fria. 

“Temos os mesmos alunos, as mesmas questões e muitas vezes as mesmas problemáticas, então trocar com quem a gente se reconhece é muito bom. Desenvolvemos e conhecemos estratégias para pensar em sala de aula. Muito feliz com a volta das formações presenciais e de ter todos os professores juntos. Temos muito para crescer juntos. Esses encontros trazem criatividade, abrem horizontes e nos possibilitam ter novas e boas ideias”, acrescentou a professora de Artes, Flávia Costa, da E.M. Divino Espírito Santo, da Caxangá. 

Secretária Executiva de Gestão Pedagógica do Recife, Ana Selva reforçou a necessidade do calendário extenso e contínuo de formações. “A formação continuada é uma prioridade da Rede Municipal do Recife, garantindo atualização contínua dos profissionais de Educação. Além disso, elas também se tornam espaços para socialização de práticas pedagógicas vivenciadas por diferentes docentes, enriquecendo a discussão final.” 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR