Com destino ao Canadá, estudantes marcam o início dos intercâmbios da segunda edição do Programa Recife no Mundo

imagem de Guilherme Vila Nova
Estudantes e professores da rede municipal vivenciarão experiências culturais e acadêmicas no exterior; cronograma de embarques segue até o dia 12 de julho. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

Portas em automático, vamos decolar! Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, deu início aos embarques internacionais da segunda edição do Programa Recife no Mundo. Com destino ao Canadá, 35 estudantes seguiram para uma experiência inédita e transformadora. A temporada no país americano vai possibilitar a vivência de novas culturas e o aperfeiçoamento da língua inglesa. O cronograma de embarques segue até o dia 12 de julho, contemplando 100 estudantes e 10 professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. 

A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, ressaltou a importância da iniciativa para a formação dos jovens. “Hoje é um momento muito especial com o primeiro embarque do Programa Recife no Mundo. Esses alunos, selecionados pelo excelente desempenho no reforço de inglês, vão representar nossa cidade no Canadá e ampliar seus horizontes. Acreditamos que o lugar deles é no mundo, e é um orgulho vê-los conquistando novas oportunidades”, afirmou.

O intercâmbio desperta entusiasmo entre estudantes e famíliares que veem na experiência uma chance única de aprendizado e crescimento. Cícera dos Santos é mãe de Gabriel dos Santos, estudante da Escola Municipal Complexo Luiz Vaz de Camões, no Ipsep. “Meu filho nasceu com hidrocefalia, é portador de duas válvulas e, mesmo assim, nunca deixou de sonhar. Sempre estudou em escola pública, sempre foi muito dedicado. Hoje, com 15 anos, está realizando um sonho e indo para o Canadá pelo Programa Recife no Mundo. Eu sou só orgulho. Ele acreditou nele mesmo, enfrentou tudo com força e inteligência. Digo sempre que eu não sou para sempre, e que ele tem que agarrar todas as oportunidades. E é isso que ele está fazendo. Nada impediu Gabriel de crescer e conquistar o lugar dele no mundo”, disse, emocionada..

O olhar de Gabriel na área do check-in era só entusiasmo. “Tô achando tudo muito legal! Tô ansioso pra ver como vai ser lá no Canadá, porque pelo que pesquisei, é um lugar bem bonito, bem diferente. A experiência está sendo incrível, é tudo novo pra mim. Estou animado para aprender, viver isso tudo e representar bem minha escola e minha cidade lá fora”, falou o jovem.

Rubens Vieira é estudante da Escola Municipal em Tempo Integral da Mangabeira e já teve uma experiência fora do País, quando foi para Portugal através do Programa Era uma Vez. “Minha expectativa para essa viagem é enorme. Sei que vou trazer muito mais na cabeça e no coração do que na mala. Já tive a experiência de ir para Portugal e sei como é incrível conhecer uma nova cultura. Agora quero descobrir o Canadá, fazer conexões, conhecer a universidade de perto e abrir portas para o futuro. Mesmo com os pés no Brasil, minha cabeça está sempre viajando pelo mundo. É um sonho que amplia meus horizontes e me faz querer sempre mais”, comentou. 

A mãe de Rubens, Joquebede Vieira, é educadora e está muito orgulhosa do filho. “Estou muito feliz por essa oportunidade maravilhosa que meu filho está vivendo, embora o coração fique apertado, como é natural para qualquer mãe. Mas como educadora, sei o quanto esse intercâmbio representa uma chance única de aprendizado e crescimento. Agradeço imensamente à Rede Municipal, à Secretaria de Educação, à escola e a todos que tornaram esse momento possível. É um orgulho enorme ver meu filho conquistando esse sonho”, disse. 

“Hoje é um dia histórico para o Recife. Somos a primeira cidade do Brasil a ter um programa de intercâmbio para estudantes do ensino fundamental, e estamos no segundo ano garantindo essa oportunidade. Mais do que aprender uma segunda língua, esses alunos estão vivendo uma experiência de vida, conquistada por meio da educação pública. O Recife no Mundo transforma histórias e mostra que a educação pode levar cada um aonde quiser chegar”, arrematou o prefeito João Campos.

O Programa Recife no Mundo faz parte das políticas inovadoras da Prefeitura do Recife, integrando educação, cultura, cidadania e inserção global. Além de experiências acadêmicas, os estudantes terão contato com atividades culturais, visitas a instituições locais e imersão linguística, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens recifenses.