Com escolas premiadas, Recife é destaque na cerimônia da OBMEP

imagem de Guilherme Vila Nova
Rede Municipal da capital pernambucana conquistou duas medalhas de bronze na competição nacional. Prefeito João Campos prestigiou homenagem concedida ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Foto: Divulgação/IMPA

Nesta segunda-feira (7), os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizaram a cerimônia da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento, com sede em Salvador, na Bahia, faz parte de um projeto nacional destinado às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além de premiar os medalhistas de ouro, a solenidade também contou com um momento de homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O prefeito do Recife, João Campos, esteve presente na solenidade. 

“Aqui eu recebi uma homenagem, em memória, em nome do meu pai Eduardo Campos, porque a Olimpíada foi criada por ele, quando era ministro de Ciência e Tecnologia, no ano de 2005. Eu lembro ainda muito novo, dentro de casa, ele dizendo que iria fazer a maior olimpíada de matemática do mundo. Que era possível, que na China tinha alguma que girava em torno de 10 milhões de estudantes e que ele conseguiria fazer uma maior. Ele acreditou na ideia do professor Camacho, que era do  Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), ele colocou aquela ideia para frente, contou com a aprovação dessa ideia pelo presidente Lula e hoje a gente participa aqui dessa homenagem, foram 18 milhões de participantes dessa última edição”, lembrou o gestor. 

“Já são 17 edições e essa fez uma justa homenagem a Eduardo Campos, que enquanto ministro acreditou nesse sonho e foi responsável, junto com tantos, por criar a maior olimpíada de escola pública do mundo de matemática, 18 milhões de participantes. Então, cada escola que tem um aluno participando, cada aluno que é reconhecido pelo seu empenho, sua dedicação, no estudo, na aprendizagem, na matemática, com certeza pode fazer a diferença na vida de muita gente. É uma alegria grande poder receber essa homenagem, onde meu pai estiver, ele está muito feliz de ver a OBMEP, 17 anos depois da sua criação, embalando milhões de jovens brasileiros por um mundo melhor” finalizou o prefeito João Campos.

A lista de homenageados ainda inclui a deputada federal Tabata Amaral, que teve a vida transformada por meio da competição, além de Elizabeth Jaskow Mac Nicol, superintendente da B3 Social, e Wagner Victor, ex-secretário de Educação do Rio de Janeiro. 

A OBMEP realiza competições no Nível 1 e Nível 2, sendo o primeiro destinado a estudantes de sextos e sétimos anos, enquanto o segundo envolve alunos dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental. No pódio, a Rede Municipal do Recife conquistou duas medalhas de bronze, sendo a de Nível 1 arrematada por Maria Fernanda Gomes, da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, de Boa Viagem, e do Nível 2 por Fernando Gabriel de Araújo, da Escola Municipal Antônio Heráclio do Rego, de Água Fria.

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas nasceu com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além das medalhas de bronze da Rede do Recife, 18 estudantes de escolas municipais da capital pernambucana do Nível 1 receberão menções honrosas, bem como 13 alunos recifenses do Nível 2.