Com foco em autocuidado, Secretaria de Educação do Recife realiza 3º Jornada da Primeiríssima Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
A ação teve como objetivo levar reflexão e propor possibilidades sobre o cuidado com cuidadoras e cuidadores da primeiríssima infância Foto: Mariana Vasconcelos/PCR

“Cuidar de quem cuida". Esse foi o tema da 3º Jornada da Primeiríssima Infância, que aconteceu nesta terça-feira (08), na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER). Realizada pela Secretaria de Educação por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, o encontro reuniu educadores, pais, profissionais da área, assistentes sociais, gestores públicos em geral e todos que se interessarem sobre a importância e os benefícios de cuidar de quem cuida da primeiríssima infância. 

A ação teve como objetivo levar reflexão e propor possibilidades sobre o cuidado com cuidadoras e cuidadores da primeiríssima infância. Todo conteúdo apresentado durante o dia foi baseado em estudos teóricos/científicos atualizados da neurociência e do conhecimento do desenvolvimento humano. 

“Todo ano abordamos temas relevantes para o cuidado com a criança. Este ano estamos intensificando o cuidado do cuidador. O cuidar de quem cuida é muito importante e a gente entende que ninguém cuida de ninguém se não estiver bem. Pensando nisso, estamos intensificando o autocuidado, a saúde mental e trazendo temas que têm sido vistos na rede”, declarou a secretária executiva da Primeira Infância, Luciana Lima. 

Durante todo o dia foram realizadas palestras, conversas abertas e rodas de conversa. Para iniciar a manhã, Luciana Araújo, conhecida como Tia Lu, realizou a palestra intitulada - Comece por você - “Cuidar do Educador é Cuidar da Humanidade”.  Utilizando de várias dinâmicas para autoconhecimento, tia Lu emocionou os participantes. “É imprescindível uma ação como essa, é um momento de nos colocarmos no lugar das nossas crianças, de nos conectarmos com nós mesmos. Depois de 30 anos em sala de aula, hoje estou me sentindo uma nova pessoa. Com certeza amanhã não voltarei para dar aulas do mesmo jeito”, disse bastante emocionada a professora da Creche Escola Municipal Brasília Teimosa, Mirtes Francisca Sabino. 

“É uma alegria enorme fazer parte desse movimento de cuidar, e começando pela educação é sem dúvida nenhuma um presente. Poder valorizar o educador e posicionar ele como prioridade através do cuidado é uma missão de vida. Então estar aqui é mostrar pra eles que é hora de parar, respirar e cuidar de nós, e através da educação chegaremos nas crianças e na sociedade”, falou Luciana Araújo. 

No decorrer do dia, outros profissionais da educação também fizeram suas contribuições. A conversa aberta falou sobre “A experiência do Programa Bem-estar”, com Maria Costa, Gerente Geral de Assistência ao Servidor. No turno da tarde, o bate-papo foi sobre “O cuidado como prática pedagógica”, mediada por Tetê Brandão. A palestra do segundo turno tratou o tema “Cuidar de quem cuida: Contribuições de um programa de promoção de habilidades socioemocionais baseado em mindfulness para profissionais que atuam na educação infantil”, com a psicoterapeuta Pompéia Villachan-Lyra. 

 
Foto: Mariana Vasconcelos/PCR