Com foco em inovação na gestão pública, Prefeitura do Recife abre processo seletivo para o Programa de Trainees TalentosRecife

imagem de Guilherme Vila Nova
A iniciativa oferece bolsa, curso de pós-graduação em gestão pública certificado pelo Instituto Singularidades e mentoria; classificados atuarão na Secretaria de Educação do Recife

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Vetor Brasil, organização que atua em parcerias inovadoras com governos para identificação e desenvolvimento de profissionais públicos, anuncia a abertura de 20 vagas para o Programa de Trainees TalentosRecife. Com foco em inovação e transformação digital para a gestão pública, a iniciativa vai ofertar oportunidade profissional para jovens que terão direito a bolsa, curso de pós-graduação em gestão pública certificado pelo Instituto Singularidades e mentoria. Os interessados devem se candidatar até o dia 4 de outubro pelo site do Vetor Brasil (http://processoseletivo.vetorbrasil.org/processos/talentosrecife_2022).

Visando atrair profissionais de todo o Brasil, o programa TalentosRecife tem como objetivo conectar e desenvolver profissionais de alto potencial para a gestão pública capazes de resolver desafios complexos a partir de soluções inovadoras, podendo propor ações efetivas à Secretaria de Educação. Os aprovados serão alocados no órgão pelo período de 23 meses, em projetos voltados à inovação de processos e transformação digital.

O programa oferece bolsa no valor de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos) reais mensais, pós-graduação em gestão pública com ênfase em inovação, certificada pela Instituto Singularidades, transformação digital e competências socioemocionais, além de mentoria com encontros individuais e coletivos.

Serão priorizados candidatos residentes preferencialmente na cidade de Recife e estado de Pernambuco, mas há possibilidade de inscrição de pessoas de qualquer região do país que tenham interesse em se mudar para a cidade. Entre os critérios de seleção está ser brasileiro, naturalizado brasileiro e maior de 18 anos; não possuir parentes de primeiro grau na equipe interna do Vetor Brasil, bem como da Secretaria de Educação do Recife; residir ou ter interesse em residir na cidade ou região metropolitana do Recife e possuir graduação completa em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC. É importante destacar que ao menos 50% das vagas ofertadas pelo programa serão destinadas a mulheres, portanto, com garantia de paridade de gênero.

Além dos requisitos expostos acima, é necessário possuir valores como diversidade, equidade e inclusão. Desde 2015, 80 mil candidatos já se inscreveram por todo o país para os programas oferecidos pelo Vetor Brasil. Ao todo, foram contemplados cerca de 60 governos diferentes, em 34 municípios, espalhados pelos 27 estados brasileiros. Hoje, mais de 700 trainees e residentes ainda estão alocados em órgãos públicos ocupando os mais diferentes cargos. Além disso, cerca de 80% de todos os participantes continuam atuando no setor público ou terceiro setor após a experiência.