Com nota do ENEM nas mãos, estudantes têm a chance de participar do Programa Embarque Digital

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa oferece formação superior em tecnologia totalmente custeada pela Prefeitura do Recife; inscrições vão até o dia 25 de fevereiro. Foto: Paulo Melo/PCR

Maior porta de entrada para as universidades públicas do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve suas notas divulgadas na última quinta-feira (9). Com o boletim nas mãos, os estudantes que desejam cursar tecnologia e podem concorrer a uma vaga no programa Embarque Digital, da Prefeitura do Recife, têm até o dia 25 de fevereiro para realizar a inscrição através do site do Portal da Educação do Recife (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital) ou pelo app Conecta Recife. Serão 350 vagas disponíveis e os cursos oferecidos são os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.

Esta é a 4ª turma do Embarque Digital, que já possui 800 estudantes participando do programa. As instituições parceiras que ficam responsáveis por formar esses novos profissionais são o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública, ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nos últimos cinco anos. É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dado como prioridade mulheres e estudantes que também cursaram  o ensino fundamental na rede pública de ensino.

O calendário desta edição prevê a divulgação do resultado final para o dia 7 de março, com matrículas entre os dias 8 e 10 de março. As aulas estão previstas para iniciar no dia 14 do mesmo mês. Com cronograma já estabelecido para o lançamento de novas turmas até 2024, o Embarque Digital conta com um investimento previsto de mais de R$ 30 milhões de reais. Até o momento, o programa já preencheu 800 vagas, sendo 200 em 2021 e 600 no ano passado.  A meta do programa é beneficiar 2.000 estudantes.