Com o tema “Uma experiência imersiva no mundo das artes”, Escola Municipal Santa Luzia realiza I Feira de Conhecimentos da unidade

imagem de Guilherme Vila Nova
Atividade envolveu sete turmas, com estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Foto: Paulo Melo/PCR

Estudantes do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Santa Luzia, localizada na Estância, realizaram, nesta sexta-feira (11), a I Feira de Conhecimentos da unidade. Com o tema ‘Uma experiência imersiva no mundo das artes’, sete turmas estiveram envolvidas no projeto, que foi aberto à comunidade e levou pais e moradores da vizinhança para dentro da unidade de ensino para prestigiar os trabalhos elaborados.

Com temas que iam desde a retratação da vida do artista e poeta pernambucano, Jota Borges, até o mundo de super heróis da Marvel, a feira de conhecimentos movimentou os estudantes a pesquisar, entender e representar a cultura pernambucana, nacional e mundial por meio de diferentes tipos de exposição dos trabalhos. 

“Realizamos um trabalho coletivo. Durante a construção dos trabalhos, que iniciou em setembro, um desenhava, outro pintava, outro fazia impressão, perguntavam, respondiam. Nosso espaço é bastante rico, então é muito importante levarmos os nossos estudantes a conhecer a nossa cultura. Eles mesmos botaram a mão na massa e amaram fazer”, contou a professora Edvânia Martins. 

A iniciativa parece ter agradado bastante os estudantes, que se mostraram realizados em poder expor o que foi desenvolvido em sala de aula. “Todo mundo se envolveu no projeto. A gente achou muito legal poder desenvolver os trabalhos. Deu para entender mais como as coisas aconteceram na história da arte”, contou Alice Gabrielly, de 11 anos, aluna do 5º ano. “Trabalhos como esse incentivam mais a estar na escola. É uma atividade muito legal, que não se faz todo dia. Foi muito legal participar”, complementou José Vitor, de 10 anos. Os alunos realizaram uma exposição sobre Gotham City, cidade fictícia do personagem de história em quadrinhos, Batman. 

“As atividades foram feitas com muito carinho por nossas turmas de anos iniciais. A proposta é imersiva no objetivo de fazê-los mergulhar de fato na pesquisa, no conhecimento e em outras propostas pedagógicas, para além da sala de aula. Por isso, fizemos questão de envolver temas que vão desde reciclados, até filmes e super heróis. Deu muito certo”, arrematou George Pereira, gestor da EM Santa Luzia. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR