Com Parque Dona Lindu lotado, recifenses prestigiam Cantata Natalina da Educação

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento da Prefeitura do Recife reuniu 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade em grande celebração ao Natal e a todas as mães do mundo. Foto: Paulo Melo/PCR

Da mãe do Menino Jesus a todas as mães do mundo. A Cantata Natalina da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, prestou uma homenagem não só à simbólica data do Natal, mas também àquelas que dão origem a tudo: as mães. O evento, já tradicional no calendário da pasta, teve como palco a área externa do Parque Dona Lindu e reuniu 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade em um espetáculo que envolveu dança, teatro e muita cultura popular pernambucana e nordestina. 

Dividido em 10 atos, o musical passeou por diversas encenações, destacando a pluralidade das mães, mulheres fortes, determinadas, agregadoras e acolhedoras, envolvendo o nascimento de Jesus e toda a força da cultura pernambucana através dos seus ritmos e danças. 

O evento, que é realizado como uma das formas artísticas que o Núcleo de Atividades Culturais do Recife propõe para celebrar o Natal, integrando múltiplos saberes – através do cantar e do teatro, contou  ainda com a participação das cantoras pernambucanas Nena Queiroga, Elaine Cristina, Ana Benedita e Gabi do Carmo, que se uniram às vozes dos nossos estudantes para entoar o Hino do Recife e canções clássicas como “Bate o sino”, do compositor Evaldo Rui Barbosa, e “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, além da música “Bença”, da cantora Juliette. 

“Estava muito ansiosa. É a primeira vez que participo de algo com música na escola e achei muito legal. Estamos ensaiando há muito tempo e o que mais me incentivou foi quando me falaram que a gente iria se apresentar na Cantata Natalina. Me motivou ainda mais a estar na escola, porque eu já tinha perdido um pouco da vontade. Tinha mudado de horário e os ensaios me ajudaram a fazer novos amigos”, confessou Kyara Maria, de 10 anos, estudante do 4º ano da Escola Municipal Edite Braga, de Afogados. 

“Essa é a grande culminância das nossas ações. É poder dizer que estamos encerrando o ano com muita alegria. Reunir os nossos estudantes, que são os nossos protagonistas, e fazer com que eles cantem o Natal homenageando as mães é muito emocionante. Essa também é uma homenagem ao Recife e um momento de confraternização para comemorar os avanços da Educação da cidade”, detalhou Genivaldo Francisco, gestor do Núcleo de Atividades Culturais do Recife.  

 
Fotos: Paulo Melo/PCR