Compaz Ariano Suassuna vira epicentro de produção de ciência e tecnologia

imagem de Bella
Evento quádruplo reúne trabalhos científicos, oficinas e palestras gratuitas. Foto: Comunicação/Detec

Até 12h desta sexta-feira (17), a Secretaria de Educação do Recife realiza um evento quádruplo nas dependências do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. No local, mais de mil estudantes e professores apresentam trabalhos científicos  e participam da III Feira de Conhecimentos, Mostra Pedagógica de Jovens e Adultos (EJA), Expotec e Seminário de Estudos em Novas Tecnologias de Informação. No total, 110 trabalhos estão à disposição do público no evento, que é gratuito e aberto ao público.

Entre as apresentações, chamava a atenção dos transeuntes hoje o Piano de Garrafas, proposição de Danielle Maria, Rhudá Vinícius e Cássia Christine, estudantes da Escola Municipal Nadir Colaço. Elaborado de forma interdisciplinar, o projeto apresenta princípios de física e meio ambiente para dar destinação a garrafas de vidro que, postas uma ao lado da outra com diferentes volumes de líquido dentro de cada uma delas, reproduzem notas musicais, gerando um instrumento percussivo. Além da preocupação ecológica com a destinação e reciclagem do lixo, puderam demonstrar, pelo experimento, princípios como a oscilação da energia. A tecnologia também não ficou de fora pois, apesar de terem ajuda do professor de música, contaram com um aplicativo de celular para finar instrumentos na hora de decidir qual a quantidade certa de líquido deveria ser depositada dentro de cada recipiente. 

Outro destaque do evento é o Boitec, escultura realizada sobre uma estrutura de isopor que reproduz um boizinho típico do acervo das obras em cerâmica de mestre Vitalino. O trabalho, com enfoque em tecnologia e sustentabilidade, foi realizado sob orientação da professora Djanice Leonardo que, ao lado das turmas de estudantes, demonstraram preocupação com o meio ambiente ao aplicar itens de tecnologia descartados para montar a peça. No total, foram utilizadas 15 mil peças de teclados de computador, 40 disquetes, 60 metros de cabos, plugs e placas de dados, entre outros. 

 

Fotos: Equipe Comunicação/DETEC