Concurso para estudantes da Rede Municipal do Recife vai premiar as melhores soluções para cuidar dos resíduos orgânicos

imagem de Guilherme Vila Nova
Alunos de 8º e 9ª ano do Ensino Fundamental estão aptos a participar; três primeiros colocados ganharão bicicletas

Estão abertas as inscrições para participar do concurso “Receitas para cuidar dos resíduos orgânicos na cidade”. A iniciativa, liderada pela Secretaria Executiva de Agricultura Urbana - órgão ligado à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento - engloba todos os estudantes de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Recife. Para participar, os professores da rede deverão desenvolver atividades em sala de aula e selecionar as três melhores soluções desenvolvidas pelos alunos para inscrever no concurso, encaminhando as iniciativas até o dia 30 de setembro, prazo final para concorrer. Os três estudantes que alcançarem a melhor colocação serão premiados com uma bicicleta cada, enquanto os docentes responsáveis pelos alunos receberão um smartphone cada. 

A partir do tema, o(a) participante deverá desenvolver uma proposta, em formato de texto ou texto com desenho, de como a cidade pode cuidar ou beneficiar os resíduos orgânicos. Junto às propostas selecionadas, o professor deverá enviar para o e-mail compostagem@recife.pe.gov.br o seu nome completo, escola e disciplina. Para cada estudante inscrito, o docente também deverá informar nome completo, idade, nome do representante legal (se for menor de idade) e endereço completo. É importante destacar que cada estudante poderá inscrever apenas uma proposta no concurso. Caso seja realizada mais de uma inscrição no nome do mesmo participante, este será automaticamente desclassificado. 

A iniciativa visa desenvolver nos estudantes a consciência sobre a importância da destinação correta dos resíduos, visto que todos os anos o Brasil produz quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico, um montante que possui potencial econômico para virar adubo, gás combustível e até mesmo energia se reaproveitado da maneira correta. O objetivo é alterar esses números e mudar a atual realidade por meio da educação, despertando nos estudantes o pensamento crítico e a vontade de fazer diferente. 

Os trabalhos vencedores serão escolhidos pelos critérios de criatividade e adequação ao tema. A apuração será feita por uma comissão de avaliação formada por integrantes da Secretaria de Educação e da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana do Recife, além de dois profissionais do segmento de resíduos orgânicos. A avaliação das receitas será realizada pela comissão entre os dias 1 e 15 de outubro de 2022. A divulgação dos trabalhos vencedores será realizada no site da Prefeitura do Recife.