Conferência Extraordinária Oficial de Educação do Recife reúne representantes de segmentos educacionais e setores da sociedade

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento discutiu propostas para implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Foto: Paulo Melo/PCR

A Prefeitura da Cidade do Recife, em parceria com o Governo Federal e com o apoio técnico da Universidade de Pernambuco (UPE), deu início à Conferência Extraordinária de Educação do Recife - CEER 2023. A Ação, que é promovida pela Secretaria de Educação da cidade e organizada pelo Fórum Municipal de Educação (FME), é realizada nesta quarta (25) e quinta-feira (26), na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER).

Nesta quinta (25), participa do acolhimento de abertura o Secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, ao lado de Isaac Machado, Coordenador do Fórum Municipal de Educação da cidade. Na programação ainda está prevista uma palestra magna com Heleno Araújo, do Fórum Nacional de Educação, além de uma plenária geral e a eleição dos delegados.

A conferência, que este ano tem como tema central o “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a Garantia da Educação como Direito Humano, Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”, discute um conjunto de propostas que visam ajudar na implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034, identificando problemas e necessidades educacionais na cidade.

“Esse é um momento muito importante, não só para a Rede Municipal do Recife, mas para a educação pública. Vamos discutir com diversos segmentos onde acontecerá um diálogo necessário para a construção de um novo plano nacional de educação, trazendo quem efetivamente conhece a política pública nacional, para que assim a gente possa dar passos mais largos no sentido de melhorar a educação pública”, pontuou Ednaldo Moura, Secretário Executivo de Gestão da Rede.

Participam da CEER 2023 representantes dos gestores, professores, funcionários, conselheiros, estudantes, pais e a sociedade no geral. Na ocasião, estão sendo discutidos sete eixos temáticos: O PNE como articulador do SNE; A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social;  Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade; Gestão Democrática e Educação de qualidade; Valorização de profissionais da educação; Financiamento público da educação pública; Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento socioambiental sustentável.

Durante o evento foi realizado um processo de discussão, votação e aprovação do Regime da Conferência. Participando desse momento, o Conselheiro de Educação do segmento pai de aluno, Francisco Santana, enfatizou a importância desse diálogo. “Discutir a política de educação do município é muito importante. Aqui podemos ter a oportunidade de fazer considerações assertivas para melhorias e também elogiar o que está dando certo. O que sai daqui vai trazer proposições que serão aplicadas na cidade. É um momento ímpar para todos”.

“Estamos contribuindo com o Plano Nacional de Educação, onde serão dois dias de discussões que vão enriquecer a educação pública, fazendo novas propostas para esse novo plano que entra em vigor em 2024. Para a cidade, esse momento é algo histórico”, falou Isaac Machado, Coordenador do Fórum Municipal de Educação do Recife.

Fotos: Paulo Melo/PCR