Coordenadores participam de formação com brincantes do grupo Palavra Cantada

imagem de Bella
Objetivo do encontro é estimular a educação musical nas escolas da rede, através de brincadeiras e conteúdos pedagógicos. Foto: Lú Streithorst/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, encerra nesta quinta-feira (7), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, o 1º Encontro Formativo Brincantes da rede municipal de ensino. Durante três dias, cerca de 100 coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental participam de oficinas sobre atividades lúdicas e recreativas ministradas pela dupla de arte-educadores do projeto Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada, Henrique Barros e Berenice Almeida.

De acordo com a coordenadora do projeto no Recife, Fabiana Barbosa, o objetivo principal do evento é estimular a educação musical nas escolas da rede, através de brincadeiras e conteúdos pedagógico-musicais, de forma interdisciplinar. Já Henrique Barros lembrou que aquele era o primeiro encontro formativo do ano com a participação dos brincantes do Palavra Cantada. "O que repassamos aqui nesses três dias faz parte dos kits do projeto, adquiridos pela PCR para alunos e professores, o que inclui livros, CDs e DVDs", explicou.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Maestro Nelson Ferreira, no Ibura, Teodora do Nascimento, disse que aulas mais dinâmicas, com músicas e brincadeiras, tornam o ensino mais atraente, motivando alunos e educadores. "Encontros como este nos dão mais subsídios pedagógicos e mais condições de trabalhar, melhorando o aprendizado. Gostei muito de participar", revelou.

PROJETO - Desde o segundo semestre de 2015, o projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada é desenvolvido em 271 escolas e creches-escolas da PCR, contemplando mais de 60 mil alunos do grupo 2 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal é introduzir a educação musical nas escolas através de brincadeiras e conteúdos pedagógico-musicais, de forma interdisciplinar.